Inovação no campo

Simpósio da Cacauicultura Baiana sensibiliza produtores de Gandu e região

Realizado pela primeira vez, com palestras, exposições e visitas técnicas, o encontro será voltado para o público de produtores de cacau, pesquisadores e representantes de entidades

Santo Antônio de Jesus - Já estão abertas as inscrições para o I Simpósio da Cacauicultura Baiana - Gandu e Região, que tem foco na difusão de conhecimento e na promoção da tecnologia no setor cacaueiro.

Para os interessados em participar do evento, a ser realizado nos dias 12 e 13 de agosto, basta se inscrever através do site da Cooperativa Agrícola de Gandu (Coopag) ou na sede, localizada na Rua Sidrack Souza, 71.

A programação inclui palestras, que acontecem dia 12, no Ginásio de Esportes de Gandu, e visitas técnicas a duas propriedades rurais no mesmo município e mais outra em Teolândia, todas adotando boas práticas agrícolas e obtendo sucesso na atividade produtiva cacaueira nos diferentes sistemas de produção. Haverá ainda exposição de produtos e maquinários.

Para a gestora do projeto de fruticultura da unidade regional do Sebrae de Santo Antônio de Jesus, Maria Guadalupe Souza, o foco do trabalho será voltado para área de tecnologia. “Este evento é de extrema importância, pois serão compartilhados conhecimentos técnicos e serão difundidas as boas práticas agrícolas para que os demais produtores possam conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, focado no fortalecimento da fruticultura da região do baixo sul”, finalizou.

De acordo com a diretora presidente da Coopag, Ana Paula Souza Silva, a intenção do Simpósio é promover o movimento da cacauicultura, integração entre os produtores e levar informação ao homem do campo. “Realizar o simpósio em parceria com o Sebrae significa que aumentaremos a possibilidade de ter mais e maiores projetos na região voltados para a área de fruticultura, capacitando os nossos produtores com informações voltadas para tecnologia e boas práticas”, destacou.

Contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável, através do programa “Cocoa Plan” (Plano Cacau), a Nestlé também está engajada no apoio ao I Simpósio da Cacauicultura Baiana – Gandu e Região e entende que esta é uma oportunidade de difundir conhecimento técnico e de fortalecer a cadeia produtiva do cacau na Bahia, especialmente na região de Gandu. “Nosso objetivo é estarmos cada vez mais conectados aos produtores de cacau, orientando na adoção de boas práticas, para que eles possam produzir amêndoas de qualidade, com maior rentabilidade”, declarou o supervisor agrícola da Nestlé, apoiadora da iniciativa, Matheus Leite.

O Simpósio é uma realização da Coopag, com o apoio do Sebrae, Sistema FAEB/SENAR, Sindicato Rural de Gandu, Nestlé, dentre outras entidades.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3042-3880 / 9222-1612 / 8263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Tags: Agronegócios, Cacau