Parceria

Projeto vai auxiliar empresários de Camaçari na retomada das atividades

Retoma Camaçari é fruto de uma parceria entre a prefeitura e Sebrae

Uma parceria firmada entre a prefeitura de Camaçari e o Sebrae vai desenvolver ações para auxiliar as micro e pequenas empresas do município a se fortalecerem após o impacto da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O projeto Retoma Camaçari traz propostas que buscam o amadurecimento empresarial com foco em gestão, acesso a mercado, crédito, apoio para a alavancagem da inovação e tecnologia.

O Sebrae e a Prefeitura, juntos, irão investir mais de R$ 2,6 milhões para apoiar as microempresas. Para o prefeito Elinaldo, essa parceria é fundamental para o município. “Estamos vivendo um momento atípico e nesses quase 100 dias do segundo mandato de gestão, nossos esforços são imensuráveis. Estamos empenhados em atender as demandas e as necessidades da população, assim como estamos trabalhando incansavelmente no combate da pandemia. Por isso, esse recurso é muito bem-vindo e essa parceria com o Sebrae é fundamental, pois precisamos estar prontos para o pós-pandemia”, disse o prefeito.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a importância da cidade de Camaçari para a Região Metropolitana e o estado como um todo, lembrando o papel das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico. “Os micro e pequenos negócios são maioria absoluta entre os empreendimentos registrados em nosso país e também na Bahia. Portanto, qualquer iniciativa focada em desenvolvimento econômico precisa passar pelos pequenos. Nesse contexto de crise, fundamental também essa articulação com o poder público para que os empresários garantam mais alternativas para superarem as dificuldades do momento”, afirmou.

Uma reunião realizada na terça-feira (13), na sede da prefeitura, com representantes da gestão municipal de Camaçari e do Sebrae focou na discussão sobre os primeiros passos do projeto Retoma Camaçari.

A proposta é direcionar as ações previstas no Termo de Fomento 0001/2018 entre a Prefeitura de Camaçari e o Sebrae em um conjunto de intervenções empresariais que auxiliarão no processo de retorno das atividades econômicas presenciais na cidade e auxílio estratégico para períodos de quarentena.

O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, pontuou que, ainda em meio às incertezas impostas pela pandemia, é necessário que os empresários estejam preparados para lidar com períodos de instabilidade e o novo mercado, que é o grande desafio da retomada. “Essa parceria com a prefeitura de Camaçari visa instrumentalizar com ferramentas os empresários de Camaçari, para que eles possam aprimorar a gestão e a inovação nas empresas, no sentido de lidar com esse novo momento, estejam mais preparados e saiam da crise mais fortalecidos”.

Durante a reunião, o analista da agência do Sebrae em Camaçari, Daniel Santana, fez uma apresentação, com destaque aos números, resultados e impactos na gestão de 2018 e 2019, e apresentou novas estratégias e ajustes do programa voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo do município, com foco em auxiliar as empresas no enfrentamento da Covid-19.

O gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, afirmou que, através da renovação do contrato por mais um ano, por meio do aditivo, conforme publicado no Diário Oficial do Município, de número 1.635, no dia 30 de março, as empresas do setor de comércio, serviço, indústria e do segmento de turismo passam a ter auxílio estratégico, para o período da quarentena

“Nesse encontro fizemos a distribuição de tarefas, dos serviços das secretarias representadas que junto ao Sebrae trabalharão na capacitação, consultorias das empresas, na modalidade on-line em virtude das restrições sanitárias, lembrando que o projeto ocorre por meio da Sedec e Setur”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Convênio

O convênio entre a Prefeitura de Camaçari e o Sebrae Bahia foi assinado em 2018, prevendo investimento de mais de R$ 5,7 milhões, e execução entre outubro de 2018 e dezembro de 2020.

Entre 2018 e 2019 foram mais de 780 empresas e empreendedores atendidos com consultorias e capacitações. Foi criada a Central do Empreendedor, com pontos de atendimento na Casa do Trabalho (Centro de Camaçari) e em Arembepe. Foi criado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDTIS, além de Estudos para o Desenvolvimento do Turismo (estudo de oferta e demanda e plano de marketing digital) e o Estudo para o Desenvolvimento da Feira de Camaçari.

Em 2020 as atividades do convênio foram interrompidas devido à pandemia. Com o aditamento em 2021, o Sebrae e a prefeitura de Camaçari irão focar no fortalecimento das empresas para ajudá-las a superar a crise, auxiliar na retomada do comércio e a manter a empresa em períodos de quarentena e de pós-quarentena.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
(71) 3320-4557 /4558
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800