Campo

Produtores rurais de Acajutiba aprendem como produzir alimentos orgânicos mais rentáveis

Aporá, Inhambupe e Olindina serão os próximos municípios a receber a capacitação oferecida pelo Sebrae em parceria com as prefeituras municipais

O Sebrae, em parceria com a prefeitura municipal de Acajutiba, através da secretaria de Agricultura, ofereceu para produtores e produtoras rurais, na condição de empreendedores do campo, a “Oficina Produzir Orgânico com Rentabilidade”. O objetivo da capacitação é ajudá-los a terem processos técnico-conceituais competentes, a partir da sustentabilidade socioambiental em convergência com a otimização rentável da empresa rural. Nos dias 19 e 20 de setembro, foram capacitados 20 produtores rurais da comunidade Cumbe de Baixo, que atuam nos segmentos de fruticultura, horticultura e outros.

“Para os produtores da agricultura familiar, a produção orgânica é uma forma de agregar valor aos seus produtos. A oficina foi muito importante pois eles aprenderam, na prática, como produzir esse tipo de alimento. Atualmente, os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos saudáveis e em sustentabilidade, e estão dispostos a pagar mais por esses diferenciais, por isso, o Sebrae oferece essa capacitação”, explica Anderson Nascimento, analista técnico do Sebrae e gestor do projeto.

O conteúdo da oficina foi subdividido em dois encontros, totalizando 16h de capacitação, na qual foram abordados temas como: Agricultura Orgânica Sustentavelmente Rentável; Solo como base estruturante à sustentabilidade rentável da Agricultura; Insumos Agrícolas - Adubação Orgânica do Solo para a Eficiência da Nutrição Vegetal; Controle de Pragas e Doenças por meio de Técnicas Alternativas eficazes; Funcionamento dos Mecanismos de Controle da Garantia da Qualidade para fins de Certificação Orgânica, dentre outros.

Segundo Flávio Roberto, secretário de Agricultura de Acajutiba, o agricultor e a agricultura familiar do município só têm a agradecer pela capacitação e troca de experiência com profissionais capacitados. Flávio diz ter certeza que a capacitação já está surtindo um efeito muito positivo para os participantes que, além de sua independência como produtor rural, estão tendo um faturamento maior em suas produções.

“Esse trabalho em campo que o Sebrae faz, a cada dia, vem fortalecendo e tratando o produtor como um empresário com qualificação. Tenho certeza que é um trabalho a longo prazo e essa parceria tende a durar por muitos anos. Acajutiba está sendo mais qualificada em seus produtos, capacitando produtores com conhecimento de rentabilidade e independência. Para Acajutiba, é de extrema importância essa parceria”, afirma o secretário.

A “Oficina Produzir Orgânico com Rentabilidade” já tem programação para acontecer em outros lugares. No dia 28/11, a capacitação será oferecida para os produtores rurais do município de Aporá (Comunidade Ema). Em 30/11, será a vez do município de Inhambupe (Comunidade Volta de Cima). Para fechar a programação, os agricultores de Olindina (Comunidade Tingui) serão capacitados no dia 02/12. Para saber mais sobre as inscrições, basta procurar a agência Sebrae Alagoinhas, através do telefone (75) 3422-1555.

Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800