Agronegócio

I Seminário de Cacauicultura é realizado em Mutuípe

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 1º de junho, na Câmara de Vereadores, e contou com a participação de 250 agricultores

Santo Antônio de Jesus - Com o intuito de fortalecer os produtores de cacau do Vale do Jiquiriçá, o Sebrae realizou nesta quarta-feira, 1º, o I Seminário de Cacauicultura de Mutuípe. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de 250 agricultores. Foram apresentados quatro painéis, que fomentaram o público a repensar a forma de produzir o fruto com maior qualidade.

Para o produtor Gilvan Santos, a iniciativa do Sebrae é um grande incentivo para a agricultura no município, trazendo tecnologias e capacitação. “O evento serviu para abrir nossos olhos gerando um novo pensar e agir na lavoura. Em breve, queremos transformar um sonho em realidade, que é ter uma fábrica de cacau própria na região”, salientou.

De acordo com o técnico do Sebrae, Wagner Carvalho, eventos de capacitação são fundamentais para fortalecer a cacauicultura, que é de ampla importância na região do Vale do Jiquiriçá. “Focar na valorização dos produtos é sinal de melhoria na qualidade”, disse Carvalho.

Para o prefeito do município, Luiz Carlos Cardoso, o seminário vai gerar uma grande transformação nas lavouras de cacau, que é a maior fonte de economia da região, gerando renda para os agricultores. “O Sebrae é nosso parceiro há 12 anos e ao longo desse período conseguimos financiamento para plantio de cacau, por meio do Desenvolvimento Regional Sustentável, que vem ampliando o segmento”, revelou Cardoso.

O presidente do Sindicato Rural de Mutuípe, Manoelito Lima, também destacou a relevância da parceria com a instituição no desenvolvimento da cacauicultura local. “Quanto mais conhecimento e incentivo, o estímulo da produção aumenta, e o Sebrae é um parceiro que nos orienta a fazer o melhor nas nossas atividades”, observou o presidente, que frisou ainda sobre o valor da união dos produtores.

Programação e temas debatidos

No primeiro painel, foi abordado o tema “Produtividade na Lavoura Cacaueira”, com o Agrônomo e Extencionista da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Ivan Costa, que evidenciou a alta produtividade no segmento, mostrando que a Bahia é um dos maiores produtores de cacau de alta qualidade. Em seguida, o produtor Thiago Machado mostrou as técnicas e tecnologias que utiliza para produzir nos seis hectares da sua fazenda.

Representando o Mercado do Cacau, Adilson Reis falou, no segundo painel, sobre as “Tendências do Mercado do Chocolate”, por meio do crescimento do consumo. “Quem produz chocolate com qualidade consegue ganhar o mercado, exportar e agrega valor ao produto e região”, enfatizou Reis.

Já no terceiro painel, o assunto foi à importância da certificação e cadeia de produtos derivados do cacau, com as “Boas Práticas Agrícolas na Cacauicultura”. Apresentado pelo engenheiro agrônomo da Nestlé, Matheus Leite mostrou como funciona o Plano Cacau Nestlé (Nestlé Cacoa Plan). “Nós capacitamos os produtores, melhoramos as condições sociais e queremos um cacau de boa qualidade”, ressaltou o Leite.

Encerrando a programação, no quarto painel, foram discutidas as variedades de cacau, formas e cuidados da fermentação e secagem das amêndoas, com o professor do Instituto Federal Baiano (IFBA), Ivan Pereira, e o engenheiro agrônomo da M Libânio, Eumar Sampaio.

Parceiros

O evento foi uma realização do Sebrae, com o apoio da Nestlé, Mercado do Cacau, Ceplac, Yara Fertilizantes, M Libânio, Prefeitura Municipal de Mutuípe, Secretaria de Agricultura de Mutuípe, Sindicato Rural de Mutuípe, Prefeitura Municipal de Ubaíra, Sindicato Rural de Gandú, Comitê de Fruticultura do Baixo Sul, Associação de Produtores Rurais de Duas Barras do Fojo, Associação do Fojo, Associação da Capelinha, Associação de Andaiá e Associação da Água Fria.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Tags: Agronegócios, Cacau, Seminário