Em Salvador

Workshop gratuito capacita empresários do setor audiovisual

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, capital baiana recebe o evento, nos dias 31 de julho e 1º de agosto

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, Salvador recebe o workshop Objetiva: Empreendedorismo em Foco, voltado para empresários do setor audiovisual. A iniciativa é da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e o Sebrae. A capacitação, em Salvador, acontece no Hotel Pestana (Rua Fonte do Boi, 216), das 9h às 17h30, no dia 31, e das 8h30 às 18h30, no dia 1º. O workshop tem entrada gratuita e vagas limitadas, com inscrições até 29 de julho pelos e-mails regina@apro.org.br e paulasanches@apro.org.br.

Na abertura institucional, Odete Cruz, gerente executiva de Capacitação da Apro, explicará aos participantes sobre a metodologia do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual. Na sequência, Débora Mazzei, analista técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do Sebrae, vai falar sobre a atuação da instituição no mercado.

Erick Krulikowski, consultor em Gestão de Negócios Audiovisuais, abordará no primeiro dia do evento questões sobre empreendedorismo, plano de negócios criativos, desenvolvimento e modelagem de negócios e ferramentas de gestão. O profissional tem 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas de cultura e educação, com ênfase em plano de negócios, planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Assessor de Estratégia de Negócios e Cooperação Internacional do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG), Krulikowski é professor convidado do MBA de Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas e do pós-MBA do BI International, além de sócio diretor da iSetor.

No dia 1º de agosto, Débora Ivanov, advogada e sócia-diretora da Gullane Entretenimento S.A., produtora de conteúdo para cinema e televisão, falará sobre fontes de financiamento, destacando o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade no Brasil.

No mesmo dia, haverá um seminário com Deborah Calla, produtora, escritora e roteirista brasileira, que reside há 19 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sobre roteiro e a importância da relação entre o produtor e o roteirista para o desenvolvimento de pilotos para televisão e cinema. Os tópicos abordados na apresentação de Deborah abrangem como trabalhar com um roteirista, estrutura de longa-metragens, estrutura de seriado de televisão, “writer’s room” (TV), novos modelos, transmídia, “loglines e pitching”, ferramentas de vendas e “packaging”.

Deborah Calla é diretora do comitê de diversidade do Producers Guild of America, membro do sindicato de roteiristas americanos Writers Guild of America (WGA) e produtora de um dos mais bem sucedidos workshops daquele país: The Producers Guild of America Power of Diversity Workshop. A profissional também já produziu eventos com a presença e participação de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal), Vince Gilligan (Breaking Bad), Conchata Ferrell (Two and a Half Men), Jimmy Kimmel (Late Night With Jimmy Kimmel), entre outros.

Projeto 

Lançado em outubro de 2013, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.

Além da capacitação das produtoras, será feito uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 3444-6808 / 9222-1612 / 8263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Tags: Parceria, Sebrae, audiovisual, capacitação, workshop