Construção Civil

Webnário mostra como a ferramenta BIM pode ajudar a construtora de pequeno porte

Evento integrou a programação da Semana Sebrae

Ferramenta BIM para Pequenos Negócios da Construção Civil. Esse foi o tema da segunda edição do webnário, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 30. O evento, que fez parte da programação da Semana Sebrae, foi mediado pelo gerente de Negócios da área de Construção Civil no Senai CIMATEC, Carlos Bonfim, e contou com a participação de cinco palestrantes da área.

Os convidados foram: o SenniorPartner da empresa de consultoria em produtividade TECNOENG Consultoria Empresarial, Luiz Ceotto; o Engenheiro e CEO da startup pernambucana Molegolar, Saulo Suassuna; o Engenheiro Civil, pós graduando em Master BIM e em Gestão de Projetos, Renato Moss; o Engenheiro Civil, mestre em Arquitetura e doutor em Engenharia Civil, Emerson Ferreira; e o Engenheiro Civil, Advogado, com mestrado em Geofísica e diretor da Aldo Mattos Consultoria, Aldo Mattos.

Utilizada na construção civil, a ferramenta BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) permite criar plantas inteligentes, que contemplam informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte e compartilhar com toda a equipe da construção.

O primeiro palestrante foi Luiz Ceotto, que falou sobre Desenvolvimento tecnológico e a produtividade como estratégia de negócio. O palestrante mostrou de que maneira ele usou o BIM como uma ferramenta estratégica em sua empresa, que é de construção de edifícios de múltiplos andares de forma rápida. “Os ciclos normais do mercado imobiliário são de cinco a seis anos. A minha empresa foi calcada no clico de 12 meses. Não há velocidade sem precisão. E quem dá a precisão em nossa área é a estrutura”, disse. Usando seu case, o empresário reforçou que o BIM é uma ferramenta de trabalho que requer colaboração simultânea.

Saulo Suassuna exibiu o modelo de negócio inovador da Molegolar, startup que desenvolve projetos de arquitetura para edifícios resilientes, compostos por módulos flexíveis capazes de funcionar de forma independente ou combinados de diversas maneiras para formar residenciais de vários tamanhos, aumentando a velocidade de vendas e reduzindo os riscos da incorporação. “O governo Frances elegeu a Molegolar como uma das 12 startups do mundo capazes de tornar as cidades mais sustentáveis e resilientes”, disse.

Renato Moss explicou como uma pequena empresa pode implantar a Modelagem da Informação da Construção, ao adotar ações que contemplam diagnóstico, fluxo de processos e entregas. O palestrante Emerson Ferreira falou sobre a integração BIM e IoT para Gerenciamento de Obras. Para finalizar o evento, Aldo Mattos exibiu uma apresentação sobre orçamento e custos. “O BIM é um sistema colaborativo, uma caixa de ferramentas que deve ser usada por todos os envolvidos no projeto”, disse.

Ao final de cada palestra foram respondidas as dívidas doas participantes.

Semana Sebrae acontece até esta sexta-feira (31)

Gratuita e 100% online, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial vai até esta sexta-feira (31). O evento oferece 4.375 vagas, com 30 capacitações que serão realizadas em plataformas como WhatsApp, Instagram e Zoom. Os cursos, oficinas e seminários são direcionados para donos de micro e pequenos negócios e, nesta edição, vão trazer conteúdos focados em temas como finanças, marketing digital, liderança, além da apresentação de cases de sucesso. Um dos objetivos do evento, este ano, é contribuir com a disseminação de conhecimento para que os empresários possam superar a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Ainda é possível se inscrever em algumas capacitações. Veja disponibilidade de vagas em: www.semanasebrae.com.br.

Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link t.me/sebraebahia.