Reconhecimento

Vencedores do MPE Brasil visitam Salvador em missão técnica

A viagem teve início nesta segunda-feira, 13, e segue até sexta, 16, com uma programação extensa de aprendizado e troca de experiências

Os empresários baianos Adilson Correa (à esquerda) e Melentino Tedesco participam da missãoSalvador – Os vencedores nacionais do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) estão em Salvador para uma missão técnica. A viagem, que é um dos benefícios do prêmio, acontece de 13 a 16 de setembro e trouxe para a capital baiana os dez empresários premiados em 2015, incluindo dois baianos, de Eunápolis e Santo Antônio de Jesus. Na manhã desta segunda-feira, 13, no auditório do Sebrae Bahia, os vencedores tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em suas empresas.

Com programação extensa de aprendizado técnico e troca de experiências, a missão inclui uma visita à empresa Lacerta Ambiental, destaque de Inovação do MPE Brasil 2011, que será realizada na manhã do dia 14. À tarde, o grupo conhecerá os processos de gestão da Cheville, vencedora nacional da categoria Comércio 2012. Os empresários também irão visitar o Laboratório Leme, que possui as certificações PALC 2010 e ISO 9001:2008, além do Certificado Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

“Aproveitem a Bahia e investiguem bastante as empresas que serão visitadas, para que juntos possamos tornar o Brasil mais competitivo”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, durante o encontro. A cada edição do prêmio, a viagem nacional ocorre em um estado brasileiro.

Os empresários baianos, Melentino Tedesco, proprietário da Lanchonete Tedesco, e Adilson Correa, da Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc), destacaram a oportunidade de trocar informações e de conhecer a gestão de processos realizada em outros negócios. “É uma chance de aprender coisas novas que podem ser implantadas na nossa instituição”, salientou Correa, que venceu o MPE Brasil na categoria Serviços de Educação. Já Tedesco foi premiado na categoria Serviços de Turismo.

Empreendedorismo na crise

Mesmo diante do cenário econômico atual, o vencedor na categoria Comércio, o empreendedor Oscar Tenuta Filho, proprietário do e-commerce Brasil Cowboy, afirmou que a empresa está sempre contratando. “Hoje, estamos com uma equipe de 14 colaboradores, mas temos cinco vagas disponíveis, à procura de novos talentos”, declarou.

Já a farmacêutica Rejane Specht, dona da Farmácia Nativa, no Rio Grande do Sul, se sobressai com investimento nos colaboradores. “Focamos, desde o inicio, na maior matéria-prima que temos, que são as pessoas. Necessitamos muito da mão de obra, por isso eles precisam estar sempre satisfeitos”, disse a empresária. Sua empresa foi destaque em responsabilidade social e, com o prêmio, levou os 40 colaboradores para visitar a cidade de Gramado.

Os empreendedores que venceram a edição 2015 do MPE Brasil são de oito estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As empresas premiadas demonstraram boas práticas de gestão e investimento em inovação, sendo selecionadas entre 65,7 mil candidatas de todo o país. Desse total, 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias da premiação - Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Turismo – e dois destaques – Inovação e Boas Práticas de Responsabilidade Social. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa.

MPE Brasil

Para participar do MPE Brasil é preciso preencher o questionário de autoavaliação, baseado no Modelo de Excelência de Gestão® (MEG), uma metodologia da FNQ padronizada nacionalmente. Após concluir o processo, as organizações com melhor desempenho podem receber uma visita de avaliadores capacitados e são submetidas a uma banca técnica. Os empreendimentos reconhecidos em seus Estados concorrem à etapa nacional com negócios de todo o Brasil. Ao todo, mais de 230 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo Prêmio.

As vencedoras nacionais participam de capacitação internacional, missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais. As inscrições são gratuitas, abertas anualmente e podem ser feitas pelo endereço do prêmio ou em pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país.

O MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Tags: Prêmio MPE Brasil, missão técnica