Inovação

Startup baiana tem ideia selecionada para Desafio no 8º Fórum Mundial da Água

Autora da ideia, SDW busca apoio para viagem ao evento, em Brasília

Salvador – Com o objetivo de levar água potável ao semiárido, a estudante de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Anna Luísa Beserra transformou uma ideia que teve aos 15 anos em negócio. À frente da startup SDW, de Salvador, ela desenvolveu o Aqualuz, dispositivo que usa a radiação solar para transformar em potável a água de cisterna e de fontes de água doce. A ideia foi uma das dez selecionadas pelo Camp de Ecoinovação: Desafio Água, que acontecerá durante o 8º Fórum Mundial da Água, de 19 a 21 de março, em Brasília.

Este será o maior evento de que a startup participará, e agora Anna Luísa e seu sócio, o estudante de Engenharia Mecânica Thiago Lima, buscam apoio e parcerias para viabilizar a viagem ao Fórum. “Ficamos surpresos e alegres, mas com a preocupação de como chegar lá. Colocamos a meta de que esta será a nossa grande oportunidade, de praticar do Fórum Mundial aqui no Brasil”, destaca a empreendedora.

O desafio é uma realização do Sebrae e da ONU Meio Ambiente, com o apoio do Green Nation, e selecionou dez startups e dez ideias com as propostas mais ecoinovadoras para os problemas da água para as cidades, indústria e agricultura.

Explorando o potencial microbicida da radiação ultravioleta e infravermelha, a startup baiana já vem conseguindo bons resultados com a implantação de projeto-piloto nas cidades de Feira de Santana e Valente. “Hoje, já temos validações em laboratório, com 99,9% de eliminação dos micróbios da água, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde para água potável”, aponta Anna Luísa. O objetivo do dispositivo é fornecer água potável para famílias de até seis pessoas. “Com o foco no microbiológico, conseguimos resolver tudo com a energia do sol, sem elementos químicos”, ressalta.

A SDW é uma das startups atendidas pelo Projeto Startup Bahia, do Sebrae. Com passagem pelo Desfio Sebrae Like a Boss em 2017, durante a Campus Party Bahia, e foi uma das finalistas nacionais durante a CASE 2017. Sempre de olho em oportunidades, os empreendedores também foram finalistas do Bootcamp do Inovativa Brasil em 2017, no Ciclo 2, e participaram da Missão do Sebrae Bahia ao evento.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia