Online

Sete dicas para os pequenos negócios venderem pela internet

Empresários também têm acesso a consultorias digitais gratuitas através do site Sebrae Presente com Você

Nunca se falou tanto da importância de "estar junto, mesmo que a distância". Essa necessidade não se restringe às relações pessoais. As marcas e as empresas também precisam se manter próximas dos seus clientes, sobretudo, em momentos de crise, como a provocada pela pandemia do novo coronavirus.

A gerente de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz, explica que nesse momento de isolamento social e impossibilidade dos estabelecimentos receberem clientes, se torna indispensável para o empresário a utilização de ferramentas online.

"É fundamental que o empresário tenha uma presença digital da sua empresa. Dessa forma, os atuais e potenciais clientes poderão encontrar seus produtos e serviços por meio da internet e, com isso, potencializar as vendas online”, enfatiza.

O Sebrae destaca sete dicas para ajudar os pequenos negócios a aumentar as vendas pela internet:

1. Tenha uma Loja Virtual - Esteja preparado(a) para entrar na internet e entender o que está por trás disso: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing.


2. Tenha um site 100% funcional - tudo que estiver no site precisa funcionar da melhor forma possível.


3. Seja verdadeiro - ser transparente nas informações sempre para evitar promessas não cumpridas.


4. Cuide da logística - não existe contato físico na compra online e a expectativa pela chegada do produto é grande.


5. Ofereça multicanais ao seu cliente - esteja presente em redes sociais, canal no YouTube, além do contato telefônico e via WhatsApp. É importantíssimo facilitar o acesso do cliente ao seu negócio.


6. Faça pequenos investimentos em anúncios na internet - e acompanhe os resultados verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas.


7. Prepare sua equipe - Monte uma equipe bem preparada para cuidar do conteúdo e questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing para obter presença digital exitosa. 

Sebrae Presente com Você

O empresário que ainda não tem a sua empresa operando no ambiente online, pode contar com a trilha de consultorias Presença Digital que oferece suporte para Mídias Sociais, Anúncios, Site e Loja Virtual.

Essa solução é uma das cinco ofertadas gratuitamente pelo Sebrae Presente com Você, que traz ferramentas para auxiliar o empreendedor neste período de pandemia. Além do Digital, o empresário tem à disposição soluções nas áreas Financeira, Gerencial e Logística. Clique aqui e saiba mais.