Semana Sebrae

Seminário aborda inovação e alta performance com foco no cliente

Caio Carneiro e Gustavo Caetano compartilharam experiências e apresentaram dicas para os empreendedores no primeiro dia da Semana Sebrae

Caio Carneiro foi o primeiro a subir ao palco na noite desta terçaO primeiro seminário da Semana Sebrae de Capacitação lotou o auditório do Fiesta Convention Center, na noite desta terça-feira (1º), em Salvador. Os cerca de 800 empreendedores receberam dicas importantes de outros dois empresários que são referências no Brasil quando o assunto é inovação e alta performance.

O paulista Caio Carneiro, autor do best-seller “Seja Foda”, que vendeu mais de 500 mil cópias em todo o Brasil, compartilhou experiências próprias para estimular os participantes do seminário a pensar diferente. Como destacou o palestrante, empreender é “80% emocional e 20% mecânico”.

“É preciso ter paixão e acreditar no que você oferece, acreditar no seu produto ou serviço”, ressaltou. O empreendedor falou também do que chamou dos “10 C da alta performance”: começar, continuar, concluir, competência, credibilidade, caráter, conexões, combinações, conhecimento e “Caio”. Esse último “C”, conforme destacou ele, é a crença que o empresário deve ter nele mesmo.

Carneiro ainda ressaltou a importância de um espaço como a Semana Sebrae, no sentido de fazer conexões com outros empreendedores. “Você já perguntou para quem está ao seu lado o que ele faz? Se vocês podem fazer algum tipo de parceria no futuro? É preciso aproveitar as oportunidades, e, muitas vezes, não teremos uma segunda chance”, recomendou.

Planejar e executar

"O empreendedor precisa olhar adiante e, acima de tudo, executar", disse Gustavo CaetanoAs dicas valiosas de Caio Carneiro foram complementadas pelo CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano. Ele também compartilhou sua trajetória empreendedora, e mostrou que o foco de qualquer negócio deve ser responder às necessidades dos clientes. Para isso, é importante acompanhar as tendências e a mudanças de comportamento do consumidor.

“Por volta de 2007, percebi que a tendência era que as pessoas assistissem vídeos, cada vez mais, pela internet, com o aumento da oferta de banda larga. Então, busquei desenvolver uma plataforma em que os canais de TV pudessem inserir seus conteúdos para serem vistos via internet”, contou.

Nesse contexto, ele destacou que os pequenos negócios possuem vantagens sobre os grandes, pela sua capacidade de oferecer soluções inovadoras a custos menores. “As pequenas têm mais flexibilidade. Observem quantos negócios estão surgindo oferecendo os mesmos serviços que empresas grandes, mas de forma mais rápida, cômoda e barata”, pontuou, citando exemplo dos bancos digitais e aplicativos de transporte.

Gustavo disse ainda que é fundamental fazer planejamentos “olhando para frente, e não pelo retrovisor”. “Não adiantar planejar o futuro com base no passado. O empreendedor precisa olhar adiante e, acima de tudo, executar, inovar, sem ter medo de errar, afinal, o erro sempre servirá como aprendizado”, concluiu.

Conhecimento

Quem estava presente ao auditório ouviu atentamente às dicas dos dois empreendedores. A empresária Deise Almeida, 30, veio de Conceição do Coité para acompanhar o seminário comandado por Caio Carneiro e Gustavo Caetano, mas esse não será o único. “Vou ficar aqui até sexta para acompanhar todos os seminários” garantiu.

Deise é dona da empresa Margarida Joias, que comercializa semijoias, e essa é a primeira vez que ela participa da Semana Sebrae. “Conhecimento é sempre importante e quando um evento traz tantos nomes de referência nacional para falar sobre empreendedorismo, não podemos perder a oportunidades”, destacou.

Semana Sebrae

Até o próximo sábado, 5 de outubro, a Semana Sebrae oferta 209 eventos presenciais e online, totalizando 980 horas de capacitação, em 60 municípios baianos. Finanças, inovação, planejamento, gestão, redes sociais e negociação estão entre os assuntos abordados na Semana. No site www.semanasebrae.com.br está disponível a programação completa. Em Salvador, o evento é realizado no Hotel Fiesta e no Espaço Colabore (Parque da Cidade). No 1º andar do Hotel Fiesta, durante a Semana, o Sebrae disponibiliza uma Central de Vendas para inscrições. Pesquisas realizadas em edições anteriores apontam que 92,9% dos participantes afirmaram que a Semana Sebrae contribuiu para o entendimento de inovação.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia