Inovação

Sebrae realiza Hackathon Universitário Online para elaboração de negócios inovadores e sustentáveis

Maratona inicia nesta sexta-feira (5) e tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elaborados pela ONU

Um final de semana pode ser o suficiente para fazer a diferença e impactar a dinâmica do seu município, estado ou país. Esse é o intuito das equipes de estudantes inscritas para o Hackathon Universitário Online, promovido pelo Sebrae Bahia em parceria com as Instituições de Ensino Superior Ucsal, Unifacs, Unijorge, Unime e UniRuy Wyden.

A maratona terá inicio nesta sexta-feira (5) e segue até o domingo (7), quando serão conhecidas as três equipes com melhor pontuação e que vão receber consultoria remota para avançar nos seus projetos.
O hackathon online terá como foco a elaboração de negócios inovadores e sustentáveis a partir de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com diversos líderes mundiais visando uma nova perspectiva de atuação das empresas.

"Esperamos que esse evento proporcione o desenvolvimento de ideias que virem negócios de impacto social e que minimizem os efeitos negativos ocasionados pela pandemia da Covid-19 nos setores de educação, saúde, saneamento básico e agricultura", afirma a gestora estadual do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci des Graviers.

Para o desafio, as equipes usarão ferramentas de educação empreendedora para desenvolver ideias a partir das ODS que tratam de fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade e água potável e saneamento. A partir da interpretação desses objetivos, as equipes deverão propor um produto ou serviço como solução para problemas existentes.

A maratona ainda contará com palestra de Anna Luísa Beserra, desenvolvedora do Aqualuz, única tecnologia para tratar água de cisterna usando a luz do sol no mundo, fundadora da startup Safe Drinking Water For All e única brasileira premiada pelos Jovens Campeões da Terra da ONU. Outro palestrante do evento será Davi Braga, criador da startup de venda de material escolar online, LIST-IT e autor do Livro "Empreender Grande, Desde Pequeno".

Os participantes poderão conferir ainda as apresentações de Eduardo Shinyashiki, palestrante internacional, consultor organizacional, escritor, especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal; João Kepler, premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards, apresentador do reality show "O Anjo Investidor" e colunista de diversos portais no Brasil; e Paulo Oliveira, professor, consultor empresarial e sócio da Startei, consultoria em empreendedorismo e inovação, criador da primeira incubadora de negócios sociais em Salvador e coordenador do Laboratório de Empreendedorismo Social da Unifacs.