Educação

Sebrae estimula Educação Empreendedora para jovens em municípios do Centro-Norte baiano

Programa visa difundir a cultura do empreendedorismo para crianças e adolescentes

Propiciar a vivência do empreendedorismo desde cedo. Este é o objetivo do Programa de Educação Empreendedora Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Com aulas práticas e teóricas, o programa busca estimular e difundir a cultura do empreendedorismo entre crianças e adolescentes dos anos iniciais e anos finais de instituições de ensino público, privado, associações e ONGs.

Desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as prefeituras da região, o programa capacitou, nos meses de agosto e setembro, 675 profissionais nos municípios de Antônio Gonçalves, Gavião, Ponto Novo, Quixabeira e Tapiramutá, localizados no Centro-Norte baiano. Foram realizadas 22 consultorias para elaboração e execução das atividades do JEPP, que contaram com a participação de secretários da Educação e da Agricultura, gestores, diretores, vice-diretores, coordenadores e professores de escolas municipais.

Para o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, “o programa é uma forma de prospecção no preparo de potenciais empreendedores e, sobretudo, um incentivo ao espírito empreendedor e uma orientação para negócios futuros. É uma grande oportunidade para os jovens serem atores de suas próprias vidas nas diferentes esferas sociais”, ressalta.

Sobre o JEPP

Com muitas experiências exitosas no estado de São Paulo, onde acontece desde o ano de 2002, o Programa de Educação Empreendedora Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) chegou à Bahia em 2013, como programa piloto nos municípios de Irecê e Juazeiro, se expandindo, no ano seguinte, para as 10 divisões regionais do Sebrae.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia central é de que a educação deve atuar como meio de transformação desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800