Conhecimento

Sebrae em Feira de Santana fecha Semana de Capacitação com programação diversificada

Entre 4 e 8 de outubro, 13 cidades da região receberam capacitações gratuitas direcionada a donos de pequenos negócios

Mais de 3 mil pessoas participaram da 6ª edição da Semana Sebrae de Capacitação em Feira de Santana e região, que ofereceu uma vasta programação entre oficinas, palestras e seminários. Durante os cinco dias, foram realizados 35 eventos. As atividades aconteceram de forma presencial em Feira de Santana e nos municípios de Araci, Conceição do Coité, Ipirá, Irará, Itaberaba, Queimadas, Queimadas, Ruy Barbosa, Serrinha e Valente.

Somente no último dia (8/10), foram realizados sete eventos em seis municípios diferentes: Feira, Araci, Coité, Itaberaba, Queimadas, Irará. O conteúdo foi compartilhado neste dia com pelo menos 300 inscritos, que receberam a mensagem da persistência e da importância da prática de atitudes empreendedoras.

Para o gerente regional do Sebrae em Feira, Isailton Reis, o evento consolidou a estratégia tomada para a programação. “Diversificamos os eventos pelos municípios e levamos as dicas e ferramentas para vários lugares. Em um ano atípico com toda dificuldade de mobilização, a meu ver, conseguimos bons resultados. Vale destacar que nesta revolução silenciosa que é a mensagem do empreendedorismo, é preciso seguir de forma constante, levando os bons conteúdos, sempre focando as características dos donos de pequenos negócios”, afirma.

As capacitações foram voltadas para as áreas de marketing digital, vendas, finanças, inovação, planejamento e gestão, para diversos segmentos como moda, saúde, serviços (bares e restaurantes). Os principais palestrantes foram Erik Penna, que falou sobre Atitudes Criativas para Superar a Pandemia; Valdir Pipoqueiro, com o tema “Superando Desafios com Criatividade e Inovação”; José Alberto Muricy, que palestrou sobre como superar desafios na gestão da saúde; Joval Lacerda, que abordou o tema “Novo Jogo das Vendas: Como vender mais e melhor nesta reta final do ano”; e Rapha Falcão, do perfil @dicasdigitais, que falou sobre marketing digital para pequenos negócios.

No último dia, a palestra do consultor Joselito Ribeiro, facilitador do Empretec, abordou temas ligados ao empreendedorismo e relacionamento com o cliente. “Hoje a gente sabe que não dá pra falar de empreendedorismo sem pensar no cliente. Então eu falo da importância do desenvolvimento dessa relação, porque o cliente tem a tecnologia se desenvolvendo de forma muito rápida e contribuindo para muita coisa. Mas precisamos reforçar a relação com as pessoas, o ser humano precisa avançar na mesma velocidade que a tecnologia tem avançado”, reflete.

Para ele, a mudança só acontece quando o empreendedor entende a necessidade de sempre buscar por conhecimento. "Quem sou eu como empreendedor e como eu posso mudar a minha relação com o meu cliente? Nenhuma máquina vai substituir a relação humana. Temos uma formação pouco efetiva nessa área. Não recebemos na escola noções sobre empreendedorismo, nem mesmo uma formação que estimule a criatividade, supere desafios, pensamento crítico. É isso que cria as competências para empreender. Por isso, é preciso mudar através do conhecimento, da busca pela constante formação”, conclui.

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