Mostra Beba Local

Rodada de Negócios entre cervejarias e empresários fortalece presença dos rótulos no mercado

Evento faz parte da Mostra Beba Local, que acontece até o próximo domingo, 3 de novembro, no Espaço Colabore

Cerca de 12 cervejarias locais tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos na Rodada de Negócios realizada na noite da última quarta-feira, 30 de outubro, no Espaço Colabore (Parque da Cidade). O evento é parte da Mostra Beba Local, que será realizada até o próximo domingo, 3 de novembro, com degustação, atrações musicais, Vila Cervejeira e capacitações para o público.

“Esta é uma ação prévia ao Beba Local, com a proposta de gerar negócios e fazer com que os donos de bares e restaurantes conheçam as cervejarias locais”, conta o analista do Sebrae, José Soares.

A oportunidade de ter contato direto com os empresários de bares e restaurantes foi o que levou Marco Ramalho, da Nylkito Beer, expor seus rótulos no evento. Há três anos no mercado, ele viu a oportunidade de estar frente a frente com os possíveis pontos de venda. “Com isso, a gente pode ir diretamente naqueles empresários que têm interesse, do que estar garimpando pela cidade. Esta é a principal vantagem”, conta.

Já o empresário Fernando Lopes, da 1268 Café, que fica no Espaço Colabore, a Rodada de Negócios serviu também para a criação de networking. “É muito além de conhecer o produto, de conhecer uma cerveja artesanal, mas criar e fortalecer redes entre pequenos produtores, pequenas empresas do setor alimentício, e podermos pensar outra dinâmica. Para mim, o foco é mais esse, criar um networking, conhecer pessoas que estão produzindo coisas para ver quais as possibilidades de negócios que podemos tirar daqui além dessa relação direta de compra e venda”, completa.

Participam da 3ª Mostra Beba Local Bahia as cervejarias com parque fabril Sotera, 02 de julho, Feyh Bier, Proa, Marrenta, As Divas do Tio Chico, PortRoyale e Mascarenhas. Dentre as Cervejarias Ciganas, com produção terceirizada, estão: Nilkito, Amada, Agua de Meninos, MinduBier, Sertões, Gravetero,Mandacaru Beer, Calundu. Todas com residência fiscal no Estado da Bahia e devidamente regularizada junto ao Ministério da Agricultura.

Selo Beba Local

A Mostra Beba Local Bahia faz parte das ações planejadas que visam impulsionar o cenário de cervejas artesanais da Bahia. Dentre as atividades previstas, estão elaboração de um plano de marketing, criação de site e aplicativo com o mapa das cervejarias existentes na Bahia e os pontos de vendas onde se pode encontrar os rótulos.

As ações pretendem ainda incentivar a participação conjunta em eventos nacionais e a sensibilização dos órgãos públicos sobre a necessidade de se desenvolver incentivos e outros elos da cadeia produtiva, como indústria de equipamentos especializados e importação de insumos.

A Bahia já conta com um expressivo público consumidor de cervejas artesanais e o segmento tende a ganhar novos adeptos nos próximos anos. Daí o reconhecimento de que esse é um momento importante para formar público e conscientizar para a importância do consumo dos produtos locais, tendo como pano de fundo o desenvolvimento econômico regional.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia