Turismo

Revigora Turismo aprimora serviços de pousada em Boipeba, na Costa do Dendê

Iniciativa do Sebrae contribuiu para aprimoramento do negócio de tradição na ilha, em funcionamento desde 1997

Ana Paula Campos é proprietária na Pousada Pérola do Atlântico, na Ilha de Boipeba, em Cairu, na Costa do Dendê. Após oito meses sem funcionar em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a pousada conseguiu reabrir e se reerguer com o auxílio da consultoria Revigora Turismo, oferecida pelo Sebrae Bahia.

Sob o comando da empreendedora desde 2018, o negócio retomou as atividades de forma mais assertiva com o olhar atento ao mercado e às necessidades da empresa. “Antes, eu não sabia as despesas reais, custo da minha pousada, não sabia fechar os valores e não fazia planilha, por exemplo. Agora, já sei meus custos, faço a planilha mensal e estou conseguindo ter lucro mesmo sem alta taxa de ocupação”, pontua Campos.

Durante a consultoria, foi realizado um diagnóstico da empresa destacando os pontos positivos e negativos do negócio e apontando suas necessidades, como a demanda por uma planilha de custos, a definição da missão e do público-alvo da empresa, a divulgação assertiva nas redes sociais digitais, além da definição das funções de cada colaborador e do cálculo da taxa de ocupação da pousada.

“Aprendi também a agregar valor nos pacotes de hospedagem oferecidos. Antes, eu fazia a comparação de valores no Booking, por exemplo, e hoje já sei o custo do café da manhã que ofereço e dos serviços de forma ampla. Se as pessoas soubessem o quanto essa consultoria é enriquecedora e o quanto muda nossa perspectiva, fariam sem pensar duas vezes. Hoje, estou conseguindo pagar as dívidas, ter lucro e segurança no meu negócio”, acrescenta a empresária.

Para a analista do Sebrae, Jamile Andrade, o engajamento e a participação efetiva da empreendedora e dos colaboradores da pousada na consultoria garantiram o alcance de resultados positivos. “Sem dúvida alguma, os resultados da Pousada Pérola do Atlântico foram bastante satisfatórios, a empresa conseguiu colocar em prática controles financeiros, de processos e de marketing, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados”, conclui.

Revigora Turismo

O Revigora Turismo é uma consultoria individualizada realizada por especialistas que avaliam e propõem ações de melhoria a partir do diagnóstico de necessidades e prioridades do negócio. O programa inclui ainda capacitações coletivas que ampliam conhecimento em temas estratégicos. Tem como foco melhoria na gestão com olhar apurado para o mercado e para as inovações. É direcionada para MEI, micro e pequenas empresas do segmento do turismo (hotéis, pousadas, albergues, pensões e outros meios de hospedagem, agências, receptivos, bares, restaurantes e equipamentos turísticos como museus e parques.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias:  http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram:  t.me/sebraebahia
Podcast:  bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800