Hackathon+Salvador

Projetos inovadores apresentam soluções para Centro Histórico de Salvador

Três equipes saíram vencedoras, e, entre outros prêmios, receberão bolsas do Empretec

Um aplicativo que conecta visitantes do Centro Histórico a trabalhadores do local. Um jogo de charadas que incentiva a visitação de pontos turísticos e estabelecimentos comerciais do Pelourinho. Uma ferramenta que conecta anfitriões expoentes culturais da região com os visitantes. Esses foram os três projetos vencedores do Hackathon+Salvador, encerrado neste domingo, 16, na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus.

Imersos em uma maratona de 33 horas, entre sábado, 15, e domingo, 50 participantes apresentaram propostas inovadoras e criativas para resolver parte dos problemas enfrentados pelo Centro Histórico, principalmente no âmbito de atrativo de público, seja formado por turistas, seja formado pelos próprios soteropolitanos. As ideias apresentadas abrangiam as áreas de turismo, cultura, mobilidade, vida empreendedora e governança. A grande campeã foi a equipe que desenvolveu o projeto “Viva Pelô”.

Com soluções para a área de turismo, a equipe desenvolveu um site através do qual ícones da comunidade do Centro Histórico, como capoeiristas, comerciantes antigos, baianas de acarajé, entre outros, possam vender pacotes customizados. “Nossa ideia é propor que o visitante passe por uma experiência, e não apenas consuma o produto”, explicou Italo Hiago, um dos integrantes da equipe vencedora. Entre os prêmios recebidos pelos primeiros colocados, estão uma bolsa integral do Seminário Empretec e também o custeio integral, por meio do Sebrae, de passagens e hospedagens para uma missão ao Case 2017, o maior evento de startups da América Latina.

A segunda colocada foi a equipe que desenvolveu o “Onde é que tá”. Trata-se de um jogo de charadas que permite ao visitante conhecer um pouco mais da história do Pelourinho. À medida em que o jogador desvenda as charadas, por meio de QR Codes colocados em prédios e monumentos históricos, ele avança na pontuação e desbloqueia recompensas, como descontos em produtos ou serviços de estabelecimentos da região. “É uma forma de podermos contribuir com o local, agregando conhecimento e cultura ao visitante”, afirma Luan Santana Marques, um dos integrantes da equipe.

Já a terceira colocada, que desenvolveu o aplicativo “Ôh Vey”, traz uma conexão entre os trabalhadores e visitantes, por meio de compra através da plataforma. O pagamento é feito via cartão de crédito e os usuários ainda podem dar nota aos serviços, ranqueando os melhores atendimentos no local. “Buscamos desenvolver uma ferramenta que atendesse o visitante, mas também trouxesse benefícios para os trabalhadores informais do Pelourinho, mapeando seus serviços e identificando suas localizações”, diz Laíse Santos, integrante da equipe.

Os segundos e terceiros colocados ganharam também bolsas de 50% e 30%, respectivamente, para participar do Empretec, além do custeio de metade do valor de passagens e hospedagens para a missão ao Case 2017.

O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, destacou que a instituição percebe a importância da proposta do Hackathon para levar soluções ao Pelourinho. “Os projetos apresentados envolve empreendedorismo e inovação. Entendendo a importância das iniciativas, o Sebrae entra com esse estímulo, ao apoiar com bolsas parciais e integrais a participação de todos os integrantes das três equipes premiadas no Empretec, além do apoio a participação em um dos eventos mais importantes da área de startaups”, finalizou.

O Hackathon+Salvador é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia, com realização do jornal Correio* e da aceleradora de startups Rede+, o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e os apoios da Rede Bahia, Faculdade de Medicina da UFBA, IHAC Lab-l, Sebrae, Loygus, Life Finanças Pessoais, SuperGeeks, Tours Bahia, Pizza Hut, Monterrey, Revita, Trio, do arquiteto Ed Vasco e do personal trainer Renato Figueiredo.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia