Inovação

Projeto ecossistemas de inovação começa a ser desenvolvido em Vitória da Conquista

Fase de entrevistas está sendo realizada para identificar os atores com projetos de inovação no município

Criar um ecossistema local de inovação onde várias instituições e pessoas desenvolvam ideias e atividades em torno do fortalecimento de um sistema local. É dentro dessa perspectiva que o Sebrae e a Fercomércio-BA estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento do Projeto Ecossistemas de Inovação. O objetivo é incentivar ações de inovação no sudoeste baiano e fazer com que os atores da região trabalhem juntos em favor de um ecossistema.

O projeto iniciou em Vitória da Conquista e, nesse primeiro momento, estão acontecendo entrevistas com cerca de 40 lideranças e entidades que fazem parte dos principais setores produtivos de ciência, tecnologia e inovação do município de 19 e 30 de julho. Está prevista uma nova rodada de entrevistas com outros atores do segmento entre os dias 11 e 17 de agosto.

A partir das entrevistas será possível compreender quais ações já são desenvolvidas pelos atores e, ainda, entender quais segmentos são prioridade para o município e as suas potencialidades.

Após as entrevistas serão realizados quatro workshops, onde, em processo colaborativo com os atores locais de áreas tecnológicas, será trabalhado um plano de ação para consolidação do ecossistema local. As etapas são: Caracterização do Ecossistema de Inovação; Nível de Maturidade do Sistema; Identificação dos Pontos de Melhoria e Consolidação do Plano de Ação.

O Projeto conta com o apoio técnico da Fundação CERTI que desenvolveu uma metodologia específica de Planejamento de ecossistemas de Inovação, já utilizada em outras cidades brasileiras. Por meio da contratação dos serviços técnicos da Fundação, o objetivo do Sebrae é desenvolver ações de planejamento, engajamento de lideranças dos agentes estratégicos e orientação gerencial.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:

Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br

Canal no Telegram: t.me/sebraebahia

Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:

http://www.instagram.com/sebraebahia

http://www.YouTube.com/sebraebahia

http://www.facebook.com/sebraebahia

http://www.twitter.com/sebraebahia

https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800