Agronegócio

Produtores de frutas da Bahia criam estratégias para enfrentar o Covid-19

Estado é o segundo maior produtor de frutas do Brasil, movimentando mais de R$ 4 bi ao ano

Um dos segmentos da agricultura mais atingidos com os impactos do coronavírus no Brasil, conforme divulgado no Boletim da Confederação Nacional de Agricultura, no final do mês de março, a fruticultura tem se dedicado a garantir o abastecimento, mas a queda do consumo interno e a suspensão das exportações preocupa os produtores baianos.

O estado da Bahia é o segundo maior produtor de frutas do país, com mais de 3,3 milhões de toneladas ao ano e R$ 4,1 bilhões em valor de produção, o que representa 12,2% do mercado nacional, atrás apenas de São Paulo. Os principais importadores de frutas do Brasil são os Estados Unidose os países da União Europeia.

Para o produtor de manga Rogério Martins, que atua no Vale do São Francisco, a época é de reavaliar os processos, criando estratégias para garantir a sustentabilidade do negócio neste momento de pandemia.
“Antes mesmo da pandemia chegar aqui no Brasil, já estávamos exportando 20% da capacidade. Agora, por conta dessa situação, estamos escoando com um preço muito abaixo do praticado anteriormente. Um quilo da manga que vendíamos por R$ 2.50, está sendo vendido por R$ 1, agora”, conta.

O produtor falou ainda que o preço das frutas está em queda há quatro semanas e está em contato com os exportadores para decidir como será daqui para frente, já que o cronograma da colheita será alterado.
“Os exportadores não têm noção do comportamento do mercado, se vai absorver a produção neste primeiro momento e quando voltará ao normal. Por isso, estamos postergando este cronograma”, completa Martins.

Compre do Pequeno

Ciente da necessidade de valorizar os pequenos negócios rurais, garantindo a sustentabilidade da produção baiana, o Sebrae lançou a campanha Compre do Pequeno Produtor Rural. O projeto pretende iniciar com os segmentos de fruticultura e leite e derivados, já que são alguns dos mais atingidos com a pandemia.

Com a campanha, o Sebrae Bahia objetiva contribuir com a retomada das vendas dos produtos, incentivar o aumento do consumo de frutas, lácteos, dentre outros alimentos produzidos pelos pequenos produtores e produtos da Bahia, contribuir no escoamento da produção e sensibilizar a sociedade em geral para as dificuldades enfrentadas pelos produtores no atual cenário.

Além disso, a entidade busca sensibilizar o poder público, principalmente prefeituras, para inserir nas cestas básicas que estão sendo distribuídas o leite e uma fruta, já que os alimentos serão consumidos rapidamente e a distribuição atual não contempla os alimentos perecíveis.

Ações

Neste período de pandemia, o Sebrae Bahia tem desenvolvido também ações de formação e capacitação online de empreendedores. São cursos, consultorias e infoprodutos sobre gestão financeira, marketing e comunicação, logística e muitos outros temas disponíveis. As informações completas podem ser obtidas no site do Sebrae Presente com Você, ou por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.