Empreendedorismo

Prefeitura de Salvador e Sebrae firmam parceria para promover educação empreendedora

Termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito ACM Neto e por Jorge Khoury, durante reunião de dirigentes do Sebrae da região Nordeste

ACM Neto e Jorge Khoury assinaram documento na manhã desta segundaA Prefeitura de Salvador e o Sebrae Bahia firmaram uma parceria para promover ações de educação empreendedora para alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens Adultos (EJA) da rede municipal, a partir de 2020. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito ACM Neto e pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, durante reunião da Abase Nordeste (Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais).

A parceria vai permitir a inserção de conteúdos de empreendedorismo para cerca de 20 mil alunos do Ensino fundamental II e 2 mil do EJA. O Sebrae vai capacitar, ainda em novembro, 70 multiplicadores da Secretaria Municipal de Educação, que, por sua vez, vão repassar o conteúdo, em fevereiro, para 225 professores, responsáveis pela aplicação em sala de aula.

A metodologia utilizada é a do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que traz práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Ainda em novembro, antes do início das capacitações, o Sebrae vai realizar uma sensibilização de diretores e professores para explicar a parceria e a metodologia e engajar todos no processo.

Para o prefeito ACM Neto, a assinatura do documento é um passo muito importante. “É um compromisso que a Prefeitura assume com a inserção do empreendedorismo nas nossas escolas. Essa mudança cultural é importantíssima e a inserção do empreendedorismo já no início da vida das nossas crianças na sala de aula é fundamental”, afirmou.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a parceria no sentido avançar com as ações de educação empreendedora nas escolas da rede municipal de Salvador. “É importante mostrar ao aluno que buscar um emprego ou fazer um concurso público não são as únicas opções para obter renda. Empreender é também uma alternativa”, pontuou Khoury.

Reunião da Abase

Ao longo de todo, dirigentes do Sebrae da região Nordeste estiveram reunidos para discutir as estratégias a serem adotadas pelo Sistema, com base no mote de atuação pensado para o novo momento vivido no país: “Qual o Sebrae que o Brasil precisa?”. O encontro aconteceu no Hotel Mercure, em Salvador.

Esta foi a quarta edição do encontro dos superintendentes da região e é uma oportunidade também para a troca de experiências. Ainda pela manhã, o grupo se dirigiu até o Espaço Colabore, para conhecer a estrutura da Prefeitura de Salvador que conta com a parceria do Sebrae, por meio do SebraeLab.

AgroNordeste

Também pela manhã, o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Danilo Forte, apresentou o programa AgroNordeste, plano de ação desenvolvido pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região

O programa será implantado no biênio 2019/2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. A iniciativa é voltada para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

Os objetivos do plano são voltados para aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado. Conforme ressaltou Danilo Fortes, o Sebrae tem um papel fundamental nas ações “da porteira para fora”, que incluem capacitações para acesso a mercado e agregação de valor a marca, entre outras iniciativas.

O AgroNordeste conta ainda com as parcerias da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e dos Bancos do Brasil e do Nordeste.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia