Presença Digital

Plataforma Juazeiro Online busca incentivar negócios do comércio varejista

Ferramenta foi desenvolvida por entidades de classe, em parceria com o Sebrae

Para facilitar as vendas no período da pandemia de Coronavírus, entidades de Juazeiro (BA), com parceria do Sebrae, lançaram a plataforma Juazeiro Online. A ferramenta busca cadastrar negócios de diversas atividades varejistas para divulgarem e venderem seus produtos pela internet.

O cadastro é gratuito e tem como objetivo dar visibilidade a pequenos negócios, estimular os lojistas de Juazeiro na venda online, melhorar a relação com os consumidores locais, respeitando a distância e compra sem risco de contaminação ao novo Coronavírus.

“Desde o fechamento do comércio, em função das medidas de distanciamento social, o Sebrae Bahia vem fazendo atendimento à distância, se aproximando ainda mais dos empresários de pequenos negócios, não só para entender os desafios do momento, mas apresentar soluções que ajudem o empresário a passar por esse momento”, afirma Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae em Juazeiro.

O gerente reforçou que, dentre as soluções apresentadas, a entidade está ofertando a Presença Digital, para contribuir no desenvolvimento de alternativas para atendimento online por meio da internet e redes sociais, com a criação do e-commerce.

“Aqui em Juazeiro, montamos um comitê de emergência com as entidades, para dialogar sobre como adotar medidas para que os negócios passem por esse momento. Com isso, sentimos a necessidade de estruturar uma grande vitrine para a divulgação das lojas e a CDL, junto com o Sindilojas e entidades de classe construíram essa ferramenta e estamos incentivando os pequenos negócios a entrarem na Presença Digital para que os consumidores entendessem que as lojas estão atendendo online”, completou.

Plano de retomada

Além das medidas adotadas para minimizar os efeitos negativos da pandemia nos pequenos negócios, a Prefeitura de Juazeiro, elaborarou um plano de retomada das atividades econômicas.

A partir do dia 1º de junho, Voltarão a funcionar lojas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais, das 8h às 18h, de segunda a sexta (exceto feriados). O trabalho dos ambulantes será acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB). Também volta a funcionar o sistema de estacionamentos rotativos (zona azul).

Para funcionar, os estabelecimentos deverão autorizar a permanência de, no máximo, um cliente para cada 12,5 metros quadrados do imóvel e adotar medidas de higiene e proteção, como o fornecimento de álcool em gel para clientes e funcionários, aferição da temperatura na entrada das lojas, exigência do uso de máscara para todos os clientes e funcionários, demarcação de posicionamento das pessoas nas filas, com distância mínima de 2 metros entre elas e proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos.

Cultos, missas e outras celebrações religiosas poderão ser realizadas, desde que com ocupação máxima de 40% dos espaços disponíveis, controle no acesso, distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras ou ocupantes dos assentos em bancos, disponibilização de álcool em gel na entrada e saída, além do uso de máscaras por todos os presentes.

A prefeitura recomenda ainda que pessoas acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e crianças abaixo dos 12 anos de idade não frequentem as celebrações no período da pandemia.

A segunda fase do plano, programada para iniciar em 15 de junho, vai permitir a abertura de feiras, mercados, salões de beleza e barbearias, que funcionarão no horário comercial convencional. Shoppings abrirão das 12h às 20h e as galerias no horário comercial.

Atendimento online

Para atender os empresários que precisem de orientação e consultoria sobre como adotar medidas que minimizem os efeitos da pandemia nos negócios, o Sebrae está disponibilizando diversos canais de comunicação. Um deles é o Sebrae Presente Com Você, com diversos conteúdos disponíveis. Os empresários poderão também contactar o Sebrae pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia