Empreendedorismo

Padaria registra aumento em mais de 50% no faturamento após consultorias do Sebrae

Panificadora Gouveia, localizada em Camaçari, passou por consultorias do Sebraetec para mudança de layout e criação de logotipo

Localizada em uma via expressa de Camaçari, a Panificadora Gouveia precisava de um atrativo a mais para chamar atenção de quem passa pela região e, consequentemente, levar novos clientes ao establecimento. O empresário Valter Gouveia, que está à frente do negócio há quase 18 anos, foi até o Sebrae para compreender como poderia buscar essa melhoria.

Por meio de consultorias do Sebraetec, o empresário modificou o layout da loja e criou um novo logotipo. Hoje, Valter afirma que o movimento na padaria praticamente triplicou e o faturamento aumentou em mais de 50%.

“Às vezes, muitos empresários acreditam que já sabem tudo e não procuram conhecimento. Outros ainda entendem essa busca como despesa. Eu vejo como investimento”, avalia o empresário.

A história da Panificadora Gouveia, na verdade, não começou como uma panificadora. O início de tudo data de mais de 20 anos, quando os pais de Valter abriram um bar, no mesmo local onde hoje está a padaria. Anos depois, o negócio virou uma mercearia. “Ainda adolescente, comecei a me envolver nos negócios, observando meus pais. Depois, assumi a gestão do empreendimento”, conta.

A mudança no layout fez com que Valter investisse também em um maior mix de produtos. Com o apoio do Sebrae, o empresário teve a oportunidade também de participar, em São Paulo, de duas edições da Fipan, principal feira de negócios no país, com foco na panificação, confeitaria e estabelecimentos que atuam no food service.

“É sempre importante buscar atualizações sobre o nosso setor e a participação na feira possibilita esse acesso a novos equipamentos e ao que há de mais moderno para a nossa atividade. É uma oportunidade para saber das tendências”, diz Valter.

Indústria de Alimentos

Valter Gouveia foi atendido pelo projeto Indústria de Alimentos, realizado pelo Sebrae. Foi por meio do projeto que ele participou da Fipan e também contratou as consultorias de layout interno e de identidade corporativa.

Segundo o gestor do projeto pelo Sebrae em Salvador, Neorley Carvalho, é fundamental que os empresários tenham essa visão de buscar melhorias para o seu negócio. “Valter identificou essa necessidade de atrair novos clientes. E, para isso, é importante que a fachada da empresa tenha uma boa apresentação”.

No layout interno, Neorley destaca que aspectos importantes, como a disposição dos produtos de maneira estratégica. “Sabemos que o cliente "come" primeiro com os olhos. Além da fachada, o Sebraetec ajudou a melhorar a exposição dos produtos. Essa mudança foi fundamental para que ele melhorasse a venda deles e tivesse esse aumento no faturamento”.

Sebrae subsidia 70% da consultoria

O Sebraetec foi criado para que os pequenos negócios pudessem ter acesso a inovação por meio de consultorias especializadas. O Sebrae subsidia 70% da consultoria.

O programa atua em sete áreas de conhecimento da inovação: Design, Produtividades, Propriedade Intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Serviços Digitais.

Mais informações sobre as consultorias Sebraetec podem ser obtidas no site www.sebraetec.com. Pelo endereço, é possível também fazer a solicitação do serviço.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia