Semana Sebrae

Oficina em Barreiras orienta sobre como formar preço

Empreendedores conheceram critérios de definição de preços, necessários para o crescimento dos negócios

A programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Barreiras, região Oeste da Bahia, seguiu nesta quinta-feira (8), quando empreendedores de diversos segmentos tiveram a oportunidade de se aprofundar em um dos assuntos mais importantes para o avanço de qualquer negócio: a formação do preço de venda.

Durante a oficina ministrada pela consultora Taynã Santos, quem participou aprendeu que para formar preço e vender de maneira satisfatória é preciso seguir critérios indispensáveis para obter lucro, objetivo principal de todo empreendedor.

Para Laísa Souza, empresária da área da construção civil, que participou dos eventos presenciais da Semana Sebrae, o aprendizado vai ser aplicado na prática. “Muito interessante falar da formação do preço de venda. Abriu a minha visão em relação à precificação, tanto no ramo da construção civil, como o comércio em geral, fluiu bastante. Vou aplicar, principalmente, a questão da organização financeira, para diminuir despesas e aumentar o lucro”, disse.

Segundo a palestrante, Taynã Santos, o conteúdo oferecido foi preparado pensando na transformação dos pequenos negócios. Ela detalhou como analisar faturamento e resultado, fazer análise de lucro, observar o cenário de mercado, como melhorar a lucratividade, a importância de avaliar o preço, os objetivos de uma política de preço, e, por fim, ensinou os critérios de definição de preços. De acordo Taynã, 89% das empresas vivem no prejuízo por conta de dificuldades de precificação, e, por isso, a formação de preço é crucial para os negócios.

“Formar preço corretamente pode contribuir para melhorar os resultados. Quando a gente tem uma margem de contribuição, quando a gente tem os indicadores muito bem pontuados, a gente consegue direcionar a tomada de decisão mais assertiva. Então, formação de preço de venda é hoje um dos temas de maior dificuldade do empresário e o mesmo tempo pode fazer diferença. A diferença está nos detalhes. É fundamental essa análise, esse conhecimento da estrutura de preço, de custo, conhecer a representatividade de cada conta”, finalizou.

A programação da Semana Sebrae no Oeste baiano segue nesta sexta-feira (8) nas cidades de Carinhanha, Jaborandi, Santana e Barra.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800