Mercado

Mostra Beba Local busca aproximar público consumidor de cervejarias baianas

Palestra realizada nesta quinta-feira apresentou processo de produção de cerveja artesanal

Participantes aprenderam sobre processo de fabricação e conheceram algumas marcas baianasCom o apoio do Sebrae, a 3ª edição da Mostra Beba Local começa neste sábado (2), no Espaço Colabore, em Salvador, e vai reunir 16 cervejarias baianas até o domingo (3), em um evento que traz ainda uma Área Gastronômica e uma Feira de Variedades e itens vinculados à Sustentabilidade. Antes, uma programação prévia foi realizada para um “aquecimento” para a mostra.

Na noite desta quinta-feira (31), também no Espaço Colabore, o público interessado em conhecer mais sobre o processo de fabricação das cervejas artesanais participou de uma palestra que contou com a presença de cinco marcas baianas: Amada, Gravetero, Feyh Bier, Proa e Marrenta.

O gestor do Projeto de Cerveja Artesanal do Sebrae, José Soares, explicou que a ideia da palestra foi aproximar o público das marcas baianas. “Esse é um trabalho de formação de público. Primeiro, para que as pessoas entendam como funciona o processo de produção da cerveja artesanal e porque ela se difere das demais. E, depois, mostrar a esse público a qualidade das cervejas produzidas na Bahia”.

Soares disse ainda que o apoio do Sebrae ao segmento é voltado para as cervejarias formalizadas, que já possuem registro no Ministério da Agricultura, mas também há um trabalho junto aos produtores caseiros, no sentido de que eles se formalizem e façam todos os registros necessários para poder acessar outros mercados.

O bancário Mário Anísio foi um dos participantes da palestra. Ele acompanhou as explicações do consultor e mestre cervejeiro, Guilherme Góes, que traçou um panorama geral a história da cerveja do mundo, partindo da chamada “Escola Alemã”. Depois, ele pôde degustar as cervejas que fizeram parte da experiência desta quinta.

Mário já é um consumidor de cerveja artesanal e conhece algumas das marcas baianas. Ele estuda atuar no segmento na parte de comercialização e distribuição. “Para isso, acho importante entender todo o processo de fabricação da cerveja artesanal. Na palestra de hoje, tive a oportunidade de aprender um pouco mais”, ressaltou.

Há três anos no mercado, a cervejaria Amada, uma das marcas participantes do evento de quinta, inovou, em 2017, quando abriu o primeiro bar na Bahia comercializando chopp por meio de autosserviço. A cervejaria também marcará presença na Mostra Beba Local e o responsável pela produção, Pedro Costa, avalia que é uma oportunidade importante para se aproximar do público.

“Poucas pessoas ainda conhecem cerveja artesanal e o espaço para crescimento de público é muito grande. Eventos como esse são muito importantes para podermos estar próximo às pessoas interessadas em conhecer o nosso produto e inclusive conversar e tirar dúvidas sobre nossa produção. É uma iniciativa que só tem a ajudar o mercado”, concluiu Pedro.

Rodadas

Na quarta-feira (30), cerca de 12 cervejarias locais tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos na Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae. José Soares explicou que a ação prévia teve o objetivo de gerar negócios e fazer com que os donos de bares e restaurantes conheçam as cervejarias locais.

Selo Beba Local

A Mostra Beba Local Bahia faz parte das ações planejadas que visam impulsionar o cenário de cervejas artesanais da Bahia. Dentre as atividades previstas, estão elaboração de um plano de marketing, criação de site e aplicativo com o mapa das cervejarias existentes na Bahia e os pontos de vendas onde se pode encontrar os rótulos.

As ações pretendem ainda incentivar a participação conjunta em eventos nacionais e a sensibilização dos órgãos públicos sobre a necessidade de se desenvolver incentivos e outros elos da cadeia produtiva, como indústria de equipamentos especializados e importação de insumos.

A Bahia já conta com um expressivo público consumidor de cervejas artesanais e o segmento tende a ganhar novos adeptos nos próximos anos. Daí o reconhecimento de que esse é um momento importante para formar público e conscientizar para a importância do consumo dos produtos locais, tendo como pano de fundo o desenvolvimento econômico regional.

Participam da 3ª Mostra Beba Local Bahia as cervejarias com parque fabril Sotera, 02 de julho, Feyh Bier, Proa, Marrenta, As Divas do Tio Chico, PortRoyale e Mascarenhas. Dentre as Cervejarias Ciganas, com produção terceirizada, estão: Nilkito, Amada, Agua de Meninos, MinduBier, Sertões, Gravetero,Mandacaru Beer, Calundu. Todas com residência fiscal no Estado da Bahia e devidamente regularizada junto ao Ministério da Agricultura.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia