Bahia Expo

Moda deve estar a favor da transformação do mundo

Primeira megapalestra da Bahia Expo & Negócios promoveu reflexão sobre a função da moda na vida das pessoas

“Luxo precisa ser sinônimo de procedência e ética”, essa foi uma das reflexões promovidas pelo estilista e comunicador de moda, Dudu Bertholini, durante a primeira megapalestra da Bahia Expo & Negócios, na noite desta quinta-feira (28). Com o tema Nos holofotes da moda: criações e inspirações, o evento contou, ainda, com a participação da também estilista e designer de moda autoral Carol Barreto. A feira promovida pelo Sebrae, em parceria com o Senac, acontece até este domingo (1º), no Centro de Convenções de Salvador.

Antes de começar a apresentação dos estilistas, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, fez um breve panorama do setor têxtil e de confecção. Ele afirmou que a indústria fatura cerca de R$200 bilhões por ano, no Brasil, com base em dados de 2021 e o vestuário representa 60% deste faturamento. Ele afirmou que a Bahia tem em torno de 3,5% desse total. Pimentel encerrou sua fala com uma mensagem de otimismo. “A gente tem que ter a realidade, os pés no chão, mas também o sonho. E com competência, qualificação, estudo e dedicação a gente está no caminho para alcançar os sonhos”, disse.  

Pra que ser a moda? Essa foi a pergunta que norteou a apresentação de Dudu Bertholini. “Ela serve para comunicar, nos expressar política e socialmente, nos diferenciar, mas também nos acolher. Mas temos sempre que lembrar do compromisso inafiançável que temos de fazer com que a moda transforme e  impacte positivamente o mundo à nossa volta”, afirmou.

Carol Barreto falou sobre o surgimento do projeto Modativismo, criado por ela, em 2013. “Nesse projeto eu ia materializando meu incômodo de não me ver naquele espaço de moda que eu tanto amo desde criança. Eu desenho moda desde a infância naqueles caderninhos de princesinhas, todas loiras, de cintura fina. A beleza era expressada por meio das referências da branquitude. E hoje a gente sabe o desafio que é lidar com uma produção de conteúdo que reafirma as opressões muito mais do que nos dá possibilidades de construção de liberdade”, disse Carol, que também é professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBa.

A consultora de moda e estilo, Carla Celeste, participou da palestra em busca de um direcionamento, pois está prestes a lançar sua marca e é nova no ramo. “Sou formada em letras e me identifico muito com Carol Barreto, que também tem essa formação. A minha marca Amor em Nude vai trazer roupas para mulheres do mundo corporativo com estampas africanas e tons de nude, para mulheres negras, sobretudo. Dando tudo certo, e vai dar, em junho lanço minha marca”, planejou.

Bahia Expo & Negócios acontece até este domingo (1º)

Realizada pelo Sebrae, em parceria com o Senac, a primeira edição da Bahia Expo & Negócios acontece até este domingo (1º), no Centro de Convenções de Salvador. O evento gratuito reúne pequenos negócios das maiores cadeias produtivas do estado contemplando os segmentos de alimentos, bebidas, moda, cosméticos, beleza e artesanato. Os interessados em acompanhar a programação da feira e participar das capacitações podem se inscrever no site www.bahiaexpo.com.br. Ao todo, são mais de 90 expositores dos segmentos relacionados, mais de 10 caravanas com cerca de 600 empresários do interior do estado, além disso, são ofertadas 160 horas de capacitação, com mais de 1 mil vagas por dia para donos de pequenas empresas de qualquer segmento. A Bahia Expo & Negócios conta com o patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e da Bahiagás e apoio da Prefeitura de Salvador e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Serviço

Bahia Expo & Negócios

Data: até 1º de maio

Local: Centro de Convenções de Salvador

Inscrições e programação: www.bahiaexpo.com.br

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:

Mais notícias:   http://www.ba.agenciasebrae.com.br

Canal no Telegram:   t.me/sebraebahia

Podcast:   bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:

http://www.instagram.com/sebraebahia

http://www.YouTube.com/sebraebahia

http://www.facebook.com/sebraebahia

http: // www.twitter.com/sebraebahia

https://www.linkedin.com/company/sebraebahia