FIPAN

Missão empresarial leva empresários baianos à feira de panificação em São Paulo

A viagem ao evento internacional do segmento gerou negócios, acesso a novas técnicas e parcerias comerciais

Mais de 90 empresários de sete cidades baianas participaram da FIPAN, na capital paulistaSalvador – Mais de 90 empresários do setor de panificação de Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista participaram de Missão Empresarial, promovida pelo Sebrae, até a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento aconteceu na última semana de julho, e teve o objetivo de promover a troca de informações, o conhecimento de novos produtos e processos de produção. Os participantes tiveram acesso a maquinários e práticas de gestão, além de conhecer tendências de design e aumentar a rede de contatos com potenciais clientes e fornecedores.

A gerente adjunta da Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae Bahia, Alessandra Borges, explicou que o período antes da missão foi dedicado a realização de mapeamento da Feira, conforme as necessidades dos empresários, levantadas por meio de um questionário. “Em parceria com o Instituto de Panificação e Confeitaria (ITPC), foram realizadas três visitas técnicas na missão, sendo duas em padarias modelo e uma ao empório italiano Eataly, com foco no processo produtivo, mercado e disposição dos produtos em seus estabelecimentos”, completou.

Os empresários de Porto Seguro, Leonardo da Fonseca e Robson dos Santos, administram juntos a padaria Mais Delícia. Eles participaram do evento no ano passado e reconheceram as novidades desta edição. “Esse ano, notei que tiveram melhores preços, mesmo com a crise, e muitas outras novidades, pois sempre precisamos inovar”, comentou Fonseca.

Proprietário da Conveniência Gef, localizada em Teixeira de Freitas, Daniel Bruno, ressaltou que as visitas técnicas foram muito proveitosas. “Aprendemos sobre controle de estoque, processos e layout. É impressionante visualizar como podemos crescer no que já fazemos”, salientou o empresário, que estava pela primeira vez na Feira.

Projeto

Os empresários que participaram da missão empresarial são acompanhados pelo Sebrae através do Projeto de Panificação e Massas Alimentícias. A iniciativa envolve uma série de ações no âmbito de mercado, gestão, financeiro, tecnologia e inovação, voltadas para o público-alvo, visando fortalecer o segmento.

O plano prioriza, por meio do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan) e do método de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), desenvolver nos empreendedores a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos críticos para o sucesso do negócio, por meio da capacitação, consultoria, definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

 

Tags: missão, panificação