Economia

Micro e pequenas empresas da Bahia geram mais de 11 mil empregos em fevereiro

Dados levantados pelo Sebrae junto ao Caged mostram que acumulado nos dois primeiros meses do ano foi de 21.271 postos de trabalho

Apesar da crise que se instalou no ano passado com a pandemia, as micro e pequenas empresas da Bahia conseguiram gerar um saldo positivo de empregos em fevereiro. Ao todo, foram 11.013 postos de trabalho no mês criados pelos donos de pequenos negócios. Os dados foram levantados pelo Sebrae junto ao Caged do Ministério da Economia.

O saldo acumulado entre janeiro e fevereiro foi de 21.271, superando os 12.714 registrados no mesmo período em 2020.

Os setores que mais geraram empregos foram comércio (4.042), serviços (4.013) e indústria de transformação (1.864). O setor da construção também registrou saldo positivo, com 705 postos, e a agropecuária criou 252 novas vagas em fevereiro.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, avalia que os números do Caged reforçam a importância das micro e pequenas empresas para o processo de retomada. Ele lembrou que já é o 8º mês consecutivo que esses empreendimentos puxam a geração de emprego com carteira assinada.

“Mesmo em meio à crise, os pequenos vêm resistindo e demonstrando sua força na economia, que reflete na geração de emprego e renda para muitas famílias. Isso também reforça a necessidade de articulação de políticas públicas que atendam ao segmento em um período tão conturbado”, destaca Khoury.

Cenário nacional

Em fevereiro de 2021, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 68,5% dos empregos criados no Brasil, o que corresponde a um pouco mais de 275 mil vagas, mais do que o dobro dos postos de trabalho gerados pelas empresas de médio e grande porte, que foi de 101,8 mil.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
(71) 3320-4557 /4558
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800