Prazo

MEIs devem entregar declaração anual de rendimentos até o dia 30

Sebrae orienta empreendedores que precisarem de auxílio pelo 0800 570 0800

Quem não entregar no prazo terá que pagar multaOs mais de 540 mil microempreendedores Individuais (MEIs) da Bahia têm até o dia 30 de junho para entregar a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2019. Neste ano, o prazo de entrega foi prorrogado em um mês em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas os MEIs que ainda não entregaram precisam correr para não ficarem inadimplentes. O documento é uma obrigação e deve ser entregue anualmente à Receita Federal.

O Sebrae Bahia oferece orientação para os empreendedores que precisarem de auxílio. O atendimento está sendofeito de forma remota, já que as agências do Sebrae estão fechadas por conta da pandemia. O MEI que precisar de apoio pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800. A ligação é gratuita.

Para ser atendido, o MEI deverá ter em mãos o faturamento anual de sua empresa em 2019; o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e declarar, se houve admissão de funcionário no decorrer do ano.

A analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Valquíria de Pádua, alerta que o MEI que não realizar a declaração no prazo terá que pagar multa no valor de R$ 50. “Além disso, corre o risco de ter seu CNPJ cancelado e o CPF incluído na dívida ativa, o que poderá ocasionar dificuldades para realizar empréstimo, emitir certidões negativas e até mesmo abrir outra empresa”, detalha.