Parceria

Líderes em Movimento: evento online trará práticas e conteúdo sobre a liderança

Promovido pelo Polo de Liderança e Programa LIDER, do Sebrae, o evento será gratuito e vai reunir empresários, lideranças dos setores públicos e privado

A segunda edição do maior evento de liderança do Brasil, o Líderes em Movimento, está com as inscrições abertas. Promovido pelo Sebrae de 28 a 30 de setembro, totalmente online e gratuito, o evento trará na programação palestras, debates e experiências que provocam novos olhares e estimulam mudanças e transformações positivas na sociedade.

Serão mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, mais de 20 talks, painéis e cases de sucesso no evento indicado para líderes institucionais, públicos, empresários de pequenas empresas, líderes que participam do diálogo público, que possuem poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país, e são protagonistas das grandes causas de melhoria do ambiente de negócios.

Uma das novidades dessa edição será a divulgação da pesquisa inédita “Lideranças brasileiras: Perfis que impactam o Ambiente dos Pequenos Negócios”. O estudo aponta 13 perfis foram identificados como mais relevantes no contexto e cenários estudados, que representam uma atuação diversa, abrangendo as esferas de negócios/indústria, setor privado e público, academia, mídia e sociedade civil.

O presidente do Sebrae explica que o principal papel da instituição é articular e mobilizar lideranças em favor das causas dos pequenos negócios. “Essas ações posicionam o Sebrae como uma instituição formadora de líderes para gerar mudanças significativas, partindo da transformação pessoal e alcançando melhorias no ecossistema dos pequenos negócios. Estamos reunindo líderes que participam do diálogo público, que possuem poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estado e o país”, afirma.

Entre os palestrantes estão nomes de peso como: Eduardo Gianetti, Sílvio Meira, Vera Iaconelli, Binish Desai, Evandro Matté, Viviane Mosé, Rodrigo Giaffredo e Drew Dudley. Eles vão abordar o conceito de Liderança em quatro grandes eixos: “Liderança da nova era VS a era da liderança”, “Liderança do imprevisível VS sentido da liderança”, “Liderança do agora VS futuro da liderança” e “Liderança de Impacto VS local da transformação”.

O primeiro dia traz na programação a participação do economista, professor, autor e palestrante Eduardo Gianetti, que vai tratar a temática ‘Evidências de um novo mundo: uma jornada pelas transformações que estão ressignificando o conceito de liderar’. O talk ‘A liderança da transformação digital e a disrupção dos sistemas de governança’ será com o cientista, professor e empreendedor brasileiro, Sílvio Meira, considerado um dos principais nomes nas discussões atuais sobre transformação digital.

Já o painel ‘Liderança da nova era VS a era da liderança’ será com o poeta, letrista, filósofo e escritor, Francisco Bosco; com a jornalista e futuróloga Lídia Zuin e com a empreendedora Sabina Deweik, pioneira em cool hunting no Brasil. A programação traz ainda o case inspirador ‘Litros de luz’, que está presente em cinco regiões do país, com a oferta de iluminação solar às comunidades sem acesso à energia. A organização é um dos mais de 15 chapters do movimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas, em 2011, inspirado na solução criada pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser.

No período da noite, o talk ‘As lideranças inovadoras que transformam cidades’, será com um dos líderes do projeto que revolucionou Barcelona e Medellín, Josep M. Pique; com a ex-diretora de criação da Cidade do México, Gabriella Gomez Mon; e com o primeiro Chief Resilience Officer (CRO) de Medellín, Oscar Santiago Uribe Rocha.

No dia 29, o inventor e empreendedor social Binish Desai, conhecido como o homem da reciclagem da Índia, falará sobre a ‘Mentalidade multidisciplinar e coragem para assumir riscos no caminho da experimentação’. No painel ‘O poder de influenciar pessoas e mudar histórias’ será com Bia Granja, cofundadora e CCO da Youpix, considerada um polo de negócios mais relevante para a indústria de conteúdo e entretenimento digital no Brasil. A representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Leva Lazareviciute, aborda a temática ‘Microrrevoluções: o que está por trás das regiões que estão mirando o futuro através das ODS’.

O último dia do Líderes em Movimento conta com a presença do diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Evandro Matté, com a palestra ‘Experiência inicial: a verdadeira arte de liderar’. O talk ‘Liderança exponencial: como trazer a cultura ágil para o processo de engajar multidões’ será com o empreendedor e escritor Rodrigo Giaffredo, um dos grandes especialistas no Brasil sobre como implementar a cultura ágil para liderar equipes.

Outro nome que marca presença é a poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane Mosé, com a temática ‘É tudo sobre pessoas! Vulnerabilidade e comportamentos que definem o líder do futuro como ser humano’. Eduardo Diogo e Scott Taylor também são presenças confirmadas com o tema ‘Repensando o que entendemos sobre liderança’.

Além das palestras e debates, os participantes terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso do Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, conduzido pelo Sebrae em mais de 70 territórios brasileiros, que está ajudando a mudar a realidade de diferentes localidades do país: a promoção da Inovação e Empreendedorismo no Coração do Cerrado e o Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal RIDES, ambos em Minas Gerais; a criação de um roteiro de Cicloturismo no Sul do Rio de Janeiro; a promoção do Turismo no Pampa no Rio Grande do Sul e a criação de um Comitê de Apoio aos Pequenos Negócios na Pandemia, no estado do Maranhão.

A programação encerra com a participação da ativista Melati Wijsen, de 18 anos, criadora de mudanças e fundadora da Bye Bye Plastic Bags. A jovem baniu com sucesso os sacos plásticos, canudos e isopor em sua ilha natal, Bali, a partir de 2019 e também deu início ao movimento popular One Island One Voice e a empresa social Mountain Mama´s.

Serviço

Líderes em Movimento

Data: 28,29 e 30 de setembro

Horário: Das 9 às 11 horas e das 18h30 às 20h30

Inscrição: gratuita

Site: https://sebraelideresmovimento.com.br/