Sebraetec

Laboratório de análises químicas de Itabuna conquista Certificado ISO 9001 com apoio do Sebrae

Empresa pioneira no segmento participou das consultorias Sebraetec, após perder contratos por falta da certificação

Há quase 12 anos no mercado, o CENIQ, laboratório que é pioneiro na região com a realização de análises microbiológicas e físico-químicas de águas, alimentos, solos, efluentes e cosméticos, conquistou a Certificação ISO 9001 com o apoio do Sebrae, por meio do Sebraetec. A busca pela certificação se deu quando a empresa perdeu contratos por falta do documento.

O empresário João Haun conta que recebeu orientação especializada da equipe regional do Sebrae e colocou as orientações em prática para conquistar a certificação.

“Nós procuramos o Sebrae depois que a nossa empresa perdeu alguns contratos pela falta da certificação. Fomos orientados como proceder e conseguimos a certificação em abril de 2022. Com isso, acreditamos que teremos mais credibilidade e toda a equipe está muito motivada”, celebrou o sócio proprietário do CENIQ. 

A empresa aderiu ao Sebraetec, solução do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para a empresa, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Com essa proposta, o Sebraetec busca fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas e estar incluídas em processos de inovação e tecnologia.

Dentre os serviços contemplados, o Sebraetec disponibiliza consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade (certificação), prototipagem e implantação do código de barras e essas consultorias são subsidiadas em até 70% pelo Sebrae.

Foi o caso do CENIQ, que participou de duas consultorias para obtenção da certificação. A primeira para a adequação para ISO 9001 e, a segunda, uma auditoria para a certificação.

“A certificação ISO 9001 é fator importante para uma organização e, por vezes, é uma exigência de grandes empresas para participação, por exemplo, em licitações e concorrências”, explicou a gestora do Sebrae, Andrea Vasconcelos.

ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Trata-se de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. É uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e, por isso, é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800