Varejo

Fórum do Comércio inicia atividades abordando papel das lideranças

O especialista William Caldas foi o primeiro palestrante do evento e participou do seminário Inovação com Foco em Resultados

William Caldas falou sobre papel das lideranças nos negóciosO especialista em vendas, William Caldas, iniciou as atividades do Fórum do Comércio na manhã desta quarta-feira (18). Ele participou do seminário Inovação com Foco em Resultados e abordou o papel das lideranças nas empresas.

O primeiro ponto abordado pelo especialista foi o diferencial que o líder traz para os resultados dos negócios. “Alta performance tem a ver com comportamento. Não é apenas resultado de vendas. Venda é o resultado final, mas muita coisa acontece antes”, afirmou.

Caldas reiterou que, diante do atual cenário de pandemia, há uma exigência de liderança de atitude. “Atitude ‘fala’ mais alto do que o que você está falando. O time tende a prestar atenção na atitude ou na falta de atitude do líder”.

Ele destacou ainda que é durante cenários adversos que é possível identificar as lideranças que são mais positivas para suas respectivas equipes. “A gente conhece o bom piloto no mau tempo”, disse Caldas, acrescentando que os líderes conseguem enxergar pontos de melhoria, justamente, em momentos mais adversos.

O palestrante ainda reforçou a necessidade de os empresários estarem atentos aos sinais do mercado. “Uma pesquisa da CNN apontou que 72% dos brasileiros estão comprando do próprio bairro nesse período de pandemia”, informou o especialista.

Ele lembrou que esse dado reforçar que é preciso trabalhar para levar ao consumidor experiências positivas. “Não se disputa mais uma guerra de preços. Hoje, disputamos valor”, pontuou.

Online e gratuito

O Fórum do Comércio é realizado pelo Sistema Fecomércio-BA e Sebrae Bahia e acontece ao longo do dia. O evento, realizado de forma online e gratuita, reúne cases empresariais de sucesso em uma programação recheada de palestras e talk shows voltados para o comércio varejista.

O evento está dividido em três turnos. Além do Seminário “Inovação com Foco em Resultados”, comandado por William Caldas, à tarde, os participantes acompanham o Seminário “Inovação no Varejo”, pela Fundação Dom Cabral, à noite, a palestra “Transformação do Varejo Atual e o Futuro”, com Rony Meisler - CEO do Grupo Reserva e mediada por Luiz Candreva.

Em vídeo gravado para os participantes, o presidente da Fecomércio-BA e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, falou da importância de os empresários buscarem atualizar seus conhecimentos. “Precisamos buscar, a cada dia, inovações que tragam benefícios e agreguem valor ao empresário do comércio”, afirmou.

Para esta edição, o Fórum conta com o apoio do Senac, através do Programa Senac Comércio, que aborda, a partir de princípios como inovação, tecnologia e inteligência em negócios, o objetivo de aumentar as vendas e o engajamento dos clientes a partir do aprimoramento da experiência.  

Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo linkt.me/sebraebahia.