Capacitação

Fórum apresenta ferramentas disponíveis para transformação digital no setor industrial

Evento realizado pela Fieb em parceria com o Sebrae trouxe representantes da Microsoft, Google e Facebook para falar sobre ferramentas disponíveis para alavancar os negócios

Evento tratou sobre as ferramentas disponíveis para as empresas desenvolverem e alavancarem suas presenças onlineO Fórum da Indústria reuniu na tarde desta quarta-feira (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, cerca de 200 pessoas que acompanharam uma série de palestras sobre a era digital. As apresentações destacaram a necessidade de a indústria passar pelo processo de transformação digital, que já é uma exigência do mercado consumidor.

O evento, realizado a partir de uma parceria entre Fieb e Sebrae, trouxe representantes da Microsoft, do Google e Facebook para falar sobre como as ferramentas disponíveis para as empresas desenvolverem e alavancarem suas presenças online, conquistar mais clientes e obter resultados positivos.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, ressaltou que é importante estar preparado para as mudanças que estão por vir em 2020. “Acreditamos que 2020 será um ano melhor. Para isso, precisamos estar preparados e capacitados para aproveitar as melhorias que estão por vi e entender o que será o amanhã. Não existe indústria 4.0 sem digitalização”, destacou.

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre como a transformação digital se aplica e muda o ambiente de negócios da pequena empresa. “O cliente já é digital. Então, o processo de transformação deve ser urgente”, pontuou.

Franklin analisou que as micro e pequenas empresas possuem uma certa vantagem nesse processo de mudança, já que possuem estruturas mais flexíveis. “Por conta da escala reduzida em relação a grandes empresas, os pequenos negócios possuem custos maiores. No entanto, têm mais possibilidade de mudar de direção”.

O diretor falou também sobre o Sebraetec, que financia até 70% do valor de projetos para implementação de soluções em tecnologia, e que pode ser um aliado dos empresários no processo de transformação digital.

“Nesse sentido, o Sebrae também passa por um processo de transformação, pois o cliente do nosso cliente mudou. E então, precisamos trazer as soluções necessárias para que eles se adequem às novas demandas”, concluiu.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, também prestigiou o Fórum. Na ocasião, ele e os demais participantes do evento foram homenageados, com a entraga de uma placa, pela parceria na realização do Fórum.

Conteúdo

Franklin Santos também foi o mediador do debate entre Rodrigo Paiva, diretor da Microsoft Brasil, e Edson Sousa Jr., gerente de vendas do Google no Brasil. Depois dele, Raquel Rabelo, especialista em treinamento do Facebook, apresentou as ferramentas disponíveis pela rede social para alavancar os negócios.

Dirigentes do Sesi, Senai e IEL também apresentaram soluções em inovação para a indústria. Em paralelo ao Fórum, também em parceria com a Fieb, foi realizada, pela primeira vez, a Rodada de Negócios – Soluções Empresariais, que apresentará às empresas associadas aos sindicados da FIEB e ao Centro das Indústrias da Bahia (Cieb) soluções em crédito e seguros.

Para Raul Menezes, presidente do Conselho da Micro e Pequena e Media Indústria (COMPEMI), não é momento de se queixar, mas, sim, de se preparar para as demandas do consumidor. “Este é o primeiro momento de um trabalho que faremos intensamente ao longo do ano que vem, com o a finalidade de contribuir para que as empresas estejam cada vez mais preparadas para a transformação digital”, afirmou.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia