Semana Sebrae

 ‘Figital’: nova tendência para o varejo que alia loja física e digital é tema da Semana Sebrae

Especialista Ricardo Rocha apresenta panorama sobre o novo comportamento do consumidor e como vender no pós-pandemia

Pensando nos novos desafios para o varejo, o Sebrae convidou o especialista Ricardo Rocha para palestrar sobre “O futuro do varejo: como vender no pós-pandemia”. O evento realizado na noite desta terça-feira (5), também marcou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, destacando a importância deste negócio para a economia nacional, que contou com uma vasta programação em todas as cidades atendidas pela Regional do Sebrae em Feira de Santana, realizando 8 eventos, em 6 municípios, que reuniu mais de 1 mil empresários inscritos nas atividades.

Durante sua apresentação, o especialista, que também já foi um microempreendedor, relatou um pouco das suas experiências até chegar ao grande grupo Magalu, relembrando as diversas vezes em que pensou em desistir durante o seu trajeto. Hoje, Ricardo é fundador da Softbox, empresa que integra o grupo Magazine Luiza, onde, além de estar à frente do LuizaLabs, também é diretor de produtos da companhia e esteve por trás de um dos cases mais inovadores do varejo no Brasil: o Parceiro Magalu.

Para Ricardo, a nova realidade do varejo exige pensar em boas estratégias de vendas e ressalta que, ainda que o digital esteja em crescimento, a loja física sempre será capaz de se unir à experiência de consumo, tornando-a mais satisfatória e completa.

“O pequeno empreendedor experimentou, dentro da pandemia, um aumento grande dessa demanda digital e da entrega em casa. Ele precisa, agora, organizar o seu negócio para atender esse consumidor que se tornou "figital" de vez. É um consumidor que vai na loja física, mas também está presente no canal digital e, agora, ele quer conveniência na parte de entrega”, explica.

Rocha destaca, ainda, que diante desta tendência, o microempreendedor precisa estruturar esse tripé de atendimento. “Ele não deve perder o nível de qualidade do seu negócio no atendimento presencial, na loja física, mas ele precisa ampliar o seu negócio para atender em um canal digital e investir em um processo de entrega eficiente. Manter um nível de serviço de qualidade, trabalhar custos que sejam enxutos para conseguir atender a demanda do cliente. O cliente quer conveniência: o melhor produto, no melhor momento em sua casa”, ressalta.

Promover experiências

Segundo Ricardo, o foco do microempreendedor para vender em novos tempos está no atendimento a esse novo perfil de consumo e destaca as vantagens para o pequeno empreendedor.

“Em alguns momentos o cliente vai também buscar experimentação e é nesse momento que o pequeno empresário tem um grande diferencial frente a qualquer grande rede. Ele pode proporcionar uma experiência para esse cliente com um produto e com um atendimento de forma que seja inesquecível. O grande lojista, por maior que seja o treinamento e a qualidade da execução na ponta, não consegue dar a mesma entrega. O pequeno conhece pelo nome, conhece a região e a cultura local. Ele precisa se apropriar disso e dar valor. É o atendimento que vai diferenciar o micro e pequeno empreendedor no varejo local”, finaliza. 

Semana Sebrae vai até sexta-feira (8)

Em sua 6ª edição, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial acontece até a próxima sexta-feira (8). Este ano, a programação está focada em oferecer todo o conteúdo necessário para que os empresários possam alavancar suas vendas com a retomada das atividades econômicas. Durante os cinco dias de evento, o Sebrae programou mais de 190 capacitações online e presenciais, distribuídas em mais de 90 cidades, com a disponibilização de cerca de 30 mil vagas de capacitação. As inscrições para o evento estão sendo feitas gratuitamente pelo site www.semanasebrae.com.br. Outras informações podem ser obtidas também pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

 

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