Gastronomia

Festival gastronômico movimentou mais de R$ 500 mil em Santo Antônio de Jesus

Evento teve cerimônia de encerramento e apresentação de resultados na última segunda-feira (6)

Realizado entre os dias 18 e 30 de novembro, a quarta edição do Festival Gastronômico Sabores de SAJ movimentou mais de R$ 500 mil no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), em Santo Antônio de Jesus. O acumulado de 13 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve divulgação na noite da última segunda-feira (6), durante cerimônia de encerramento do circuito gastronômico, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz, no Centro da cidade.

Juntas, as 30 empresas participantes conseguiram vender 992 pratos ao longo do festival, com ticket médio total de R$ 40 mil por dia. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 400 mil perfis no Instagram, com conteúdos acessados mais de 1 milhão de vezes na rede. O festival também alcançou a marca de cerca de R$ 570 mil em mídia espontânea.

Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 85% dos empresários participantes avaliaram o festival como bom ou ótimo. 90% pretendem aderir à próxima edição do evento, em 2022.

São pessoas como Álvaro Moura, sócio no Restaurante Oasis D'Moura, que já participa pela quarta vez do festival. Para o empreendedor, o resultado do evento foi satisfatório. “Esse ano, tivemos uma cozinha show, onde o chef do nosso restaurante, Rodrigo Carvalho, desenvolveu uma receita inspirada nos festejos de fim de ano e conseguimos atrair consumidores não só pelo prato, mas também pela aula show realizada com excelência para as pessoas presentes. Em termos de faturamento, tivemos um aumento significativo e a cada ano vamos nos aprimorando para ser referência no festival”, avalia.

Os preparativos para o festival de 2022 já estão ocorrendo, mas o gerente regional do Sebrae, Carlos Henrique Oliveira, faz questão de destacar a capilaridade e abrangência desta edição de 2021. “O festival apresenta um resultado diferenciado, graças à união de diversos parceiros como o Sebrae, Senac, Sindbarh, Sincomsaj, Prefeitura Municipal, apoio financeiro do Sicoob e Governo do Estado, agregando um valor significativo para os empreendedores que participaram. É um marco importante no calendário da cidade que, além de gerar receita, reforça o aspecto gastronômico dos empreendimentos e fortalece os aspectos culturais com a inserção de música, artesanato e tradições locais”, conclui.

O sucesso dos pratos fez aumentar a procura em alguns estabelecimentos, mesmo após o término do circuito gastronômico. É o caso da Expresso Espetaria que comercializou o “Raízes do Expresso” 47 vezes ao longo do festival e resolveu deixar a opção permanente no menu do estabelecimento.

“O festival veio para fortalecer a união entre nós, empreendedores do segmento. Eu não esperava tamanha aceitação do prato pelo público. O prato Raízes do Expresso foi sucesso, com apenas dois dias após um post na rede social, já tinha gente chegando no meu negócio e pedindo o prato pelo nome. As oficinas do Sebrae e Senac também foram muito importantes e positivas para aprimorar nossos serviços”, destaca o proprietário, Danyllo Nery.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias:  http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram:  t.me/sebraebahia
Podcast:  bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800