Oportunidade

Especialista do Sebrae dá dicas para aumentar as vendas online e por delivery

Época da Páscoa é o segundo período mais lucrativo para o setor do comércio, conforme pesquisa

Com a chegada da Páscoa e o aumento das restrições no comércio, o número de vendas online e em formato de delivery tem crescido neste período, principalmente entre os Microempreendedores Individuais (MEI). Uma pesquisa do Sebrae (2019) destacou que a Páscoa é a segunda data mais lucrativa do segmento de docerias, perdendo apenas para as festas de final de ano. E, para o especialista em pequenos negócios do Sebrae, Fabrício Barreto, os empreendedores devem ficar atentos a alguns fatores importantes na hora de adotar o e-commerce e/ou delivery no negócio.

“É preciso se planejar para todo o processo da operação, desde a comercialização, que é a oferta aos seus clientes, a forma que fará com que o seu produto chegue ao cliente e o custo desse serviço, para que esse resultado seja dimensionado, avaliando todos os custos envolvidos no processo", afirma, acrescentando que é preciso pensar também na forma de exposição do produto para atrair o cliente.

O especialista afirma ainda que os empreendedores que não têm produtos vinculados às datas comemorativas podem utilizar o tema para gerar conteúdo e expor a sua marca. “Sempre que tem essas datas comemorativas, principalmente a Páscoa, gera um momento que é voltado para isso. Então, nada melhor que você customizar a sua empresa e aproveitar o momento", complementa Fabrício.

Confira cinco dicas do Sebrae para aumentar as vendas na Páscoa:

  1. Pense fora da caixinha

Pode parecer estranho, mas não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. Aproveite também o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades.

  1. Aposte na customização

Lembre-se de que cada cliente é único. Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização com opção de encomendas personalizadas. Dar ao cliente possibilidades de escolha e de combinação de sabores e produtos é uma solução que oferece mais autonomia a ele e que pode atender a um público maior. 

  1. Explore também novos nichos de mercado

Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar, por exemplo, são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias.

  1. Conquiste pelo recheio

Investir na diversificação de sabores é uma opção de negócio altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa. Aposte em um leque de opções que envolva recheios tradicionais, frutas e também sabores regionais. Dessa forma, a sua empresa valoriza os gostos do cliente e aproveita vantagens características que a sua região oferece.

  1. Ofereça brindes ou mimos

Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800