Negócio

Entidades parceiras falam sobre o Programa Negócio a Negócio na região Oeste

Atividades do programa já iniciaram em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, mas ainda é possível se inscrever

O Sebrae em Barreiras, unidade responsável por atender a região Oeste da Bahia, deu início aos atendimentos do Negócio a Negócio, programa que oferece acompanhamento mais próximo para empresários que apresentem necessidades na área de gestão ou processo produtivo. Além de Luís Eduardo Magalhães, o programa fará atendimento também no município de Barreiras.

O Negócio a Negócio é um programa que já possui reconhecimento entre os empresários e instituições parceiras como entidades de classe, secretarias de Desenvolvimento Econômico e Salas do Empreendedor.

“Para o Sebrae, é de suma importância a parceria com as secretarias municipais de desenvolvimento econômico e com as entidades de classe, como a CDL porque essas instituições acompanham um pouco mais de perto o empresariado e sabem quais empresas têm a necessidade de uma maior orientação. Além disso, tem a questão do relacionamento que já existe e isso faz com que a informação sobre o programa chegue no público-alvo do Sebrae, aumentando a assertividade e eficácia do programa Negócio a Negócio”, pontua o analista do Sebrae e gestor regional do programa, Evilásio Moreira.

A empresária Rosineia Souza, da Rose Moda Íntima, em Barreiras, participou do programa em 2018 e reconhece os impactos do programa na sua empresa. “Tudo que aprendi me ajuda bastante porque o Sebrae está sempre à frente com novas ideias e soluções para o empreendedor. Sempre me cobram as mudanças que preciso fazer para aprimorar meu negócio e isso é muito importante”, enfatiza a empresária, que teve seu empreendimento premiado como caso de destaque pela aplicação das ferramentas de gestão do programa. Rosineia ainda completa: "esse prêmio nos estimulou a progredir e se aprimorar cada vez mais”.

O subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Roberto de Carvalho e Silva, disse que vê essa ação de impulsionamento dos negócios como uma importante ferramenta nas mãos dos pequenos empreendedores. Segundo ele, com a crise, os empresários precisaram de maior apoio e orientações para redirecionamento na forma de vender, na entrega dos produtos e serviços, bem como na gestão de seus negócios. “É preciso se adequar aos novos modelos de negócios que surgiram em razão da necessidade de distanciamento social e do uso da internet e redes sociais para atrair e conquistar clientes”, sugere.

O vice-presidente da CDL Barreiras, Thiago Quinteiro, conta que sempre que o Sebrae está trabalhando junto ao micro e pequeno empreendedor, já se entende que vai trazer grandes resultados. “Esse apoio cria uma visão para o micro e pequeno empreendedor positiva, no sentido de que ele conseguirá balizar o rumo da sua empresa e encontrar novas maneiras para funcionar, vender e ganhar, principalmente nesse momento de pandemia”, conclui.

Já o diretor de Indústria e Comércio de Luís Eduardo Magalhães, Gilson Sena, destaca que o Sebrae é um grande parceiro da prefeitura municipal e do comércio local. “A gente sabe o que tem sido feito e não apenas nesse momento de pandemia. O Sebrae tem auxiliado bastante os nossos pequenos negócios e o resultado é o crescimento desse empresário que busca se manter firme e sólido diante do cenário em que estamos”, avalia.

Programa

O programa Negócio a Negócio acontece com a visita do Agente de Orientação Empresarial (AOE) que realiza um atendimento personalizado, especialmente desenvolvido para melhorar a gestão de empreendimentos que estejam localizados nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, com faturamento anual bruto de até R $360 mil.

Com o programa, o empresário terá a oportunidade de receber auxílio para melhorar a gestão do seu negócio nos temas de finanças, mercado, planejamento, organização, pessoas, além de receber dicas de inovação e outros, a partir de um diagnóstico da situação empresarial. Os passos seguintes consistem na entrega da devolutiva do diagnóstico, caderno de ferramentas para auxiliar a empresa, criação do Plano Fácil junto ao empresário e sugestão de outros programas de capacitação do Sebrae de acordo com a necessidade de cada negócio.

Para se inscrever, basta o empresário entrar em contato com a unidade do Sebrae em Barreiras, responsável por atender a região Oeste, através do telefone (77) 3611-3013.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800