Empreendedorismo

Empresário de Jequié aposta no mercado digital para alavancar negócios

Empreendedor participou das ações do programa Renova Varejo

“Participar do programa Renova Varejo trouxe muitos benefícios para nossa loja, principalmente em relação às mídias digitais e implantação de novas plataformas”. É assim que o empresário Felisberto Bispo descreve o seu envolvimento no programa Renova Varejo durante o ano de 2021.

Com 18 anos de atuação no mercado, a decisão de investir no comércio se deu no ano de 2002. Após trabalhar como ajudante de pedreiro em diversas obras, o empresário optou por investir em seu próprio negócio de materiais de construção no município de Jequié.

Hoje são três lojas da FFJ Materiais de Construção e quase 100 colaboradores na empresa. E a história do negócio é marcada pela parceria com o Sebrae. “A gente já tem um relacionamento antigo com o Sebrae. Várias capacitações que conquistamos foram com o auxílio da instituição. Esse ano o gestor do Sebrae nos indicou o Renova Varejo e foi muito bom. Em março de 2021 iniciamos nossa participação”, lembra o empresário.

Foram seis meses de capacitação e consultoria presencial e os resultados foram observados na prática. A expectativa do empresário agora é de, cada vez mais, investimento no mercado digital para alavancar as vendas da empresa.

“A gente já trabalhava bem nas redes sociais, mas foi um tempo de aprendizado muito importante. Tivemos uma consultora presencial que foi muito boa nesse processo. A gente aprendeu muito, e vamos continuar aplicando o que aprendemos. Com certeza vamos crescer ainda mais, porque nós estabelecemos metas para o pós Renova Varejo. Já demos início as vendas online em parceria com grandes plataformas. Temos metas bem ambiciosas”, destacou o empresário.

O Renova Varejo

Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento das lojas do mercado varejista para se adequarem ao novo comportamento dos consumidores, o Sebrae desenvolve o programa Renova Varejo em toda a Bahia. No estado, em 2021, o programa contemplou cerca de 300 empresas e na região sudoeste foram 30 empresas nos municípios de Itapetinga, Jequié, Guanambi, Itambé, Ibirataia e Ipiaú.

Segundo Cláudio Machado, analista do Sebrae em Vitória da Conquista, a principal temática trabalhada durante as capacitações do programa é o marketing digital. “Nós propomos essa mudança ao empresário através da estruturação de projetos do marketing digital em seu negócio. Com propostas como a capacitação da sua equipe de vendas, implantação ou melhoria das vendas online, análise e sugestão de melhoria no processo de venda presencial e principalmente a consultoria e assessoramento presencial nas empresas participantes do programa no decorrer de seis meses”, apontou Machado.

Ainda de acordo com o analista, as empresas participantes conferiram retornos positivos em relação aos seis meses de programa em diversos pontos. “Nós recebemos feedbacks das empresas como alavancagem de vendas via mídias digitais, melhoria da precificação dos produtos, melhoria na gestão do estoque das empresas e também tivemos como feedback a ampliação das vendas e da carteira de clientes, por meio de várias ferramentas digitais, dessa forma atingindo pessoas que não eram atendidas presencialmente”, destacou o analista.

Inscrições abertas

As pré-inscrições para o Renova Varejo em 2022 já estão abertas. Os interessados em participar do programa, devem acessar o site www.renovavarejo.com.br e realizar o cadastro. As vagas são limitadas.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias:  http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram:  t.me/sebraebahia
Podcast:  bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800