Pandemia

Empresário de Castro Alves fala sobre as medidas implantadas após assistir live do Sebrae

A transmissão e toda programação da série de lives “Dê o play” pode ser acompanhada no Instragram @sebraeatende

Daqui a alguns anos, será quase inevitável que os acontecimentos em nossas vidas sejam marcados entre o que aconteceu antes ou depois do novo Coronavírus. Pesquisas já apontam que algumas medidas adotadas para este período podem permanecer, mas que devem surgir novas tendências para o mundo após a pandemia.

O trabalho remoto foi uma das soluções adotadas pelo empresário Ulisses Costa e por outras empresas para manter suas atividades durante o distanciamento social. Ulisses é responsável por gerir 40 funcionários que estão divididos entre Salvador e o município de Castro Alves, onde fica a sede da empresa WANAX Telecomunicações.

“Quando o Sebrae fez o esforço de não parar e anunciou que faria capacitações online, incentivou muito a WANAX porque também aderimos ao home office e isso nos inspirou a buscar maior aproximação dos funcionários”, revela o empresário que, embora estivesse preocupado com o andamento da relação à distância com a sua equipe, foi em busca orientação para conduzir as decisões.

Ulisses relembra que compreendeu melhor os modelos de trabalho e os possíveis cenários que as empresas encontrarão após a pandemia, com o especialista Allan Costa, durante live promovida pelo Sebrae Bahia. “Quando ele disse que o teletrabalho era uma tendência que viria para ficar, pude visualizar essa realidade em minha empresa”, enfatiza.

Isso porque a WANAX telecomunicações presta serviços de consultoria à distância para provedores de internet em todo o Brasil, porém, toda a equipe da empresa trabalhava presencialmente.

Após dois meses de atividades à distância, o empresário relata que é perceptível a adaptação dos funcionários e, consequentemente, o aumento e a melhoria na produtividade. Quanto a isso, ele assegura “pretendemos continuar o modelo de home office.  Conseguimos manter os ganhos e os funcionários produzem de forma mais saudável”.

Ulisses também já participou de outros cursos e capacitações do Sebrae. “O curso de gestão financeira foi um divisor de águas. Antes era só o controle de contas a pagar e receber. Hoje, a gente aplica o aprendizado e faz planejamento a médio prazo. Foi importantíssimo”, ressalta o empresário, que pretende retomar a consultoria que prepara para a certificação ISO 9001, bem como as atividades do programa Liderar o Futuro.

O gerente do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, se dedica a acompanhar o que é repassado para os empresários de perto. Não só por fazer parte da equipe que conduz as lives, mas por entender que nesse momento de pandemia é crucial ter todo o cuidado com a informação.

“As lives são importantíssimas para que os empresários tenham insights sobre os seus negócios e comecem a implementar algumas mudanças que podem favorecer a longevidade e fortalecer o empreendimento. A intenção dessa e outras ações do Sebrae, é levar informação qualificada para o empresário”, finaliza.

A transmissão e toda programação da série de lives Dê o play” pode ser acompanhada através do perfil @sebraeatende no Instagram.

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