Indústria

Empresa de uniformes aumenta produtividade após consultoria Lean Manufacturing

Bahia Workwear Uniformes produz fardamento para todo o Brasil

A empresa Bahia Workwear está finalizando 2021 com ótima produtividade. Os frutos da melhoria nos processos se deram por conta da participação na consultoria Lean Manufacturing, do Sebrae, que busca orientar o empresário no desenvolvimento e na implementação das técnicas, dos métodos, dos princípios e das ferramentas da manufatura enxuta, baseada na redução dos desperdícios mais comuns no processo produtivo.

Para o empresário Rodrigo Zerbinatti, sócio-administrador da empresa, a participação na consultoria foi de grande relevância, levando em consideração os diferenciais competitivos adquiridos com a melhora de performance no seu negócio.

“Hoje, a empresa tem números para medir. Podemos ter mais efetividade nas entregas e fazer uma melhor programação de entrada e saída de material. Até os atrasos podem ser mensurados e conseguimos prever para tomar decisões ou medidas para que as mercadorias não atrasem”, comenta.

Zerbinatti conta ainda que, com o monitoramento de toda a produção, o envolvimento dos colaboradores se tornou maior e o ambiente de trabalho ficou mais organizado. “Aumentamos a eficiência em 25% e conseguimos também criar metas para cada processo de produção, posibilitando criar benefícios por produtividade aos nossos colaboradores”, completa.

Fundada em 2010, em Salvador, a Bahia Workwear Uniformes atende a todo território nacional, atuando no fornecimento de uniformes profissionais aos mais variados setores.

Lean Manufacturing

Aumentar a eficiência das micro e pequenas empresas, através da implementação de práticas de produção enxuta, com foco na eliminação de desperdícios e aumento da produtividade. Este é o principal objetivo da consultoria Lean Manufacturing, do Sebrae.

Recomendada para empresas de todos os portes, a consultoria abrange as técnicas e ferramentas da filosofia Lean que, em conjunto, permitem à empresa identificar e reduzir ou eliminar oito diferentes tipos de desperdícios. As principais ferramentas aplicadas são: Análise de valor agregado, Mapeamento do fluxo de valor (Estado presente e futuro), OEE, Análise de deslocamentos, KPIs de performance, Painel e diálogo de desempenho, 5S, Yamazumi, Procedimento Operacional Padrão, SMED, Kanban, JIT, TPM, A3, Coaching e Feedback, Jidoka.

Durante a consultoria, são trabalhadas três dimensões na empresa: Sistema Operacional, Infraestrutura de gestão e Mentalidade e Comportamentos, com foco na mudança da cultura produtiva, buscando sempre mantê-la enxuta o suficiente para que, em todos os níveis de produção, as atividades sejam realizadas visando o maior aproveitamento possível.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias:  http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram:  t.me/sebraebahia
Podcast:  bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800