Desenvolvimento

Empreender Regional reúne lideranças e discute novas alternativas de negócios em Juazeiro

Evento aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro e contou com a participação do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury

Engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios, estimulando políticas públicas que incentivem a criação de pequenas empresas e contribuam para o desenvolvimento regional. Esses são os principais objetivos do Empreender Regional, realizado pelo Sebrae entre os dias 9 e 10 de setembro, no Rapport Hotel, em Juazeiro.

O evento gratuito reuniu mais de 100 participantes, entre prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e empresários dos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Remanso, Uauá e Paulo Afonso. Também estavam presentes no encontro, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Carlos Andrade, o superintendente da instituição, Jorge Khoury, o diretor técnico, Franklin Santos, e o conselheiro Humberto Miranda.

Durante a programação, foram discutidos temas que visam tornar as gestões públicas mais participativas, com o apoio das lideranças regionais, como “Cidade Empreendedora: Um caminho para cidades mais inteligentes e criativas”, “Transformando um Território por meio da Cultura, da Identidade e do Empreendedorismo” e “Boas Práticas Regionais: Casos de Sucessos no Território do Vale do São Francisco”. Além disso, ainda foi ministrada a palestra sobre energia solar e o lançamento do Programa Líder da Região do Sertão do São Francisco.

O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, afirmou que pensar na implementação da cidade empreendedora é trabalhar continuamente cinco eixos de atuação que priorizam a educação empreendedora, gestão municipal, compras públicas, desburocratização e energia.

“O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Os empregos estão caindo em todo país e os municípios precisam investir mais no empreendedorismo, incentivar a criação de micro e pequenas empresas, que atualmente são as maiores geradoras de empregos e de renda”, frisou Khoury.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, o encontro promoveu a discussão sobre políticas públicas em prol da melhoria do ambiente de negócios nas cidades. “Nós já estamos investindo no empreendedorismo regional, prova disso é que com a implantação da sala do empreendedor, reduzimos a burocratização e hoje o MEI abre o negócio em apenas um dia”, comemora Tiano.

O Empreender Juazeiro foi encerrado com o debate sobre a criação da Rede de Atores Velho Chico, que deve ampliar as discussões e planejamento sobre a construção de um modelo regional de educação empreendedora e integra secretários de educação, agentes de desenvolvimento e coordenadores do Programa Jovens Primeiros Passos (JEEP) nos municípios.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia