Desenvolvimento

Empreender Bahia reúne gestores municipais pela melhoria do ambiente de negócios

Evento realizado em Salvador apresentou cases de sucesso da Bahia e do Brasil para inspirar participantes

Jorge Khoury:  “O apoio de quem está na ponta é fundamental para se alcançar resultados positivos”O Sebrae realizou mais uma edição do Empreender Bahia nesta quarta-feira (20). O evento aconteceu no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, e reuniu, durante todo o dia, gestores municipais e professores com o objetivo de discutir possibilidades de melhoria do ambiente de negócios em suas localidades. 

Na abertura do evento, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância do tema, reforçando o papel dos agentes locais no processo de desenvolvimento econômico. “A presença de vocês aqui demonstra esse entendimento sobre a importância de estarmos alinhados com o novo momento em que vivemos”. 

Nesse sentido, explica Khoury, evidencia-se a importância de se disseminar debates sobre como tornar o ambiente dos municípios melhor para quem deseja empreender. “O apoio de quem está na ponta é fundamental para se alcançar resultados positivos”, apontou o superintendente, acrescentando ainda a necessidade de se trabalhar a educação empreendedora nas escolas. 

Entusiasta do tema, Jorge Khoury falou sobre como a disseminação de conteúdos de empreendedorismo entre os estudantes pode impactar também nesse ambiente. “Na época em que eu estudava, não me diziam que empreender era uma opção. Hoje, vemos os resultados do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, no qual contribui que os alunos levem esse aprendizado para suas casas, contribuindo com os negócios da família”, pontuou. 

Cecília Miranda e Emerson Cardoso falaram sobre papel do agente de desenvolvimentoAo longo de todo o dia, foram apresentados cases de sucesso da Bahia e do Brasil em todos os temas ligados à melhoria do ambiente de negócios. Um deles foi apresentado pelo gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, e pela gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae, Cecília Miranda.

Eles falaram sobre a formação de uma rede de atores de desenvolvimento no Oeste do estado, iniciativa que contribui para uma visão focada no território, conectando os municípios da região. “Para transformar, é preciso conhecer a realidade do território. E os agentes de desenvolvimento são capazes de mediar o processo de implementação de políticas públicas visando apoiar os pequenos negócios”, explicou Emerson. 

Painéis

Gestores municipais durante o Empreender BahiaNo período da tarde, a educadora Ausonia Donato foi uma das palestrantes. Ela compartilhou sua experiência como professora, e falou sobre como a educação é transformadora, reforçando o papel do educador nesse processo. 

Também falaram na parte da tarde, a jovem cientista e empreendedora Ana Luísa Bezerra, que criou o Aqualuz, dispositivo premiado pela ONU para desinfecção de água de cisterna de captação de água de chuva de zonas rurais através da radiação solar.

O prefeito do município de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, apresentou suas iniciativas nas áreas de educação, saúde e segurança. Vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ele reforçou a valorização do professor em sala de aula e promovendo uma gestão mais participativa. 

Por fim, André Fraga, auditor do Tribunal de Contas da Paraíba, trouxe inovações implantadas pelo órgão no município de Campina Grande, com o uso de inteligência artificial.

Ambiente

O Empreender Bahia é uma iniciativa do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo estimular professores e gestores públicos municipais a transformarem suas realidades, por meio de políticas voltadas ao estímulo dos pequenos negócios, da educação empreendedora, das compras públicas e da simplificação de processos.

Maratona

No início da semana, foi realizada a Maratona de Projetos Públicos, que buscou capacitar e selecionar projetos inovadores dos atores de desenvolvimento que promovam a melhoria do ambiente de negócios municipais. 

Ao todo, foram 31 projetos apresentados, sendo que cinco iniciativas de cinco municípios foram selecionadas para participar dos pitchs durante o Empreender Bahia: Santo Antônio de Jesus, Cairu, Angical, Teodoro Sampaio e São Desidério.  

Os temas abordados foram compras públicas, desburocratização, cidade empreendedora, cidade inteligente e cidade criativa, viabilidade, impacto nos pequenos negócios, inovação, impacto na economia local e qualidade e clareza do projeto foram os critérios de avaliação.

Os projetos premiados foram os da cidade de Teodoro Sampaio e São Desidério.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia