Pandemia

Empreendedoras vivem o desafio de conciliar o home office e os negócios

Especialista do Sebrae fala sobre os cuidados que as mulheres devem ter neste período de pandemia e isolamento social

Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas mulheres, principalmente as mães, têm adaptado a sua rotina ainda mais para dar conta dos negócios neste novo cenário. Independente da crise, é comprovado que as mulheres dedicam mais tempo tanto ao empreendedorismo, quanto às atividades pessoais e domésticas, fazendo com que a sua jornada diária seja ainda maior.

O aumento dessa dedicação foi constatado também pela gestora estadual do projeto Sebrae Delas, Carla Martins. Ela afirma ainda que, com a mudança da rotina, as mulheres devem ficar atentas neste período.

“Com a suspensão das atividades escolares e dos serviços de creches, os filhos estão dentro de casa em tempo integral, exigindo uma maior dedicação das mães. Agora é preciso, além da atenção e cuidado já dispensados anteriormente, ter tempo para auxiliar nas atividades escolares. A rotina mudou e agora, mais do que nunca, é preciso conciliar o trabalho de home office com os demais papeis desempenhados por nós mulheres”, afirma Carla.

Ela afirma ainda que, neste período, as mulheres precisam ter muita concentração para exercer as atividades de home office, além de um tempo para cuidar da saúde física e mental que são atividades tão importantes quanto as demais.

“O maior desafio é conciliar todas essas atividades e papeis que exigem muita dedicação, persistência, coragem e determinação, características tão evidenciadas nas empreendedoras”, acrescenta.

Saúde mental

Uma das questões pontuadas por Carla Martins é a saúde mental das mulheres empreendedoras neste período de pandemia. Ela afirma que algumas estratégias podem ser adotadas para evitar desgaste emocional com tanta coisa ao mesmo tempo.

“Uma questão muito importante é manter o equilíbrio emocional, o que não é fácil, mas é necessário, pois tudo começa por nós. Manter uma rotina saudável, com uma agenda bem definida com tarefas diárias também é importante. Outra questão que pode ajudar é, se possível, distribuir tarefas domésticas com outras pessoas da casa para que a carga de trabalho, que normalmente recai para as mulheres, possa ser reduzida”, explica.

Outra dica é a busca por conhecimento e informação e manter a rotina empreendedora. “Continuar a manter o relacionamento com clientes e, se necessário, procurar ajuda nas áreas de maior dificuldade durante esse período, também são pontos fundamentais para a sobrevivência dos empreendimentos”, complementa a especialista.

Atendimento Sebrae

Durante a pandemia, o Sebrae está oferecendo atendimento gratuito em diversas áreas por meio do Sebrae Presente Com Você, com foco nas áreas financeiras, marketing digital e vendas, logística,  acesso a crédito, dentre outras, além de vídeos com dicas e informações por meio do Sebrae Talks, um canal no Youtube com diversos temas e dicas importantes relacionadas ao empreendedorismo.

Por meio do projeto Sebrae Delas, projeto exclusivo para o público feminino, uma série de eventos como roda de conversas, palestras em temas diversos, cursos e dicas estão sendo estruturados para atender as mulheres de forma 100% digital e gratuita.

Além dessas atividades, o projeto iniciou também as rodas de conversa com o Manual de Sobrevivência Delas, eventos com dicas e informações de como se manter firme durante a crise. O primeiro evento ocorreu no dia 14 de maio (online e gratuito) com o tema “Vendas online a importância de manter o relacionamento com o cliente”.

Um site do projeto está em construção e estará disponível com assuntos voltados especialmente para o empreendedorismo feminino.

Para receber informações sobre o projeto e as ações que estão sendo oferecidas, as empreendedoras podem se cadastrar acessando a página do Sebrae Delas. O atendimento está sendo feito também pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia