Semana Sebrae

Deu Match aproxima varejistas a soluções de startups

Encontro online foi realizado na noite dessa quarta-feira (29) e contou com palestra do especialista em varejo, Fred Alecrim

O especialista em varejo, Fred Alecrim, realizou uma palestra durante o eventoDez startups apresentaram suas soluções para empresários do segmento de varejo durante o Deu Match, que integrou a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial dessa quarta-feira (29). Cada startup teve três minutos para o pitch e mais três para responder perguntas. Depois, os empreendedores do varejo puderam se aproximar das soluções mais adequadas aos seus negócios.

As startups apresentaram soluções que iam da logística à gestão financeira e passaram por uma pré-seleção para participar do Deu Match. Das dez selecionadas, quatro foram participaram do Hackathon, realizado em abril: Economizap, Upulo, Decole e Beleza in Home. As demais startups que apresentaram suas soluções foram: Giross, Bee, Colmeia, POS Controle, Digitum e Simples Varejo.

O presidente da Fecomércio-BA e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, destacou a importância do evento para o varejo. “O caráter inovador é fruto de uma necessidade do mercado. O mundo já estava mudando antes da pandemia, mas agora tivemos que acelerar os processos. Sairemos daqui bem mais motivados, pois sei dos frutos que virão”, afirmou.

O analista da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Tauan Souza, reforçou a possibilidade de incorporar o Deu Match à programação da Semana Sebrae. “Esse é um evento de todo o ecossistema de inovação da Bahia e não poderíamos começar melhor a série do Deu Match falando sobre varejo”.

Rodrigo Paolilo, da Rede Mais, uma das instituições parceiras do evento, reiterou a oportunidade de aproximar os varejistas com startups e empreendedores que oferecem soluções tecnológicas. “O objetivo principal é promover essa troca de experiências e também a possibilidade de os empreendedores fazerem networking”.

Tendência X Pendência

Antes das apresentações das startups, o especialista em varejo, Fred Alecrim, com 26 anos de experiência no mercado, realizou uma palestra e trouxe algumas reflexões sobre o momento atual. Para ele, os empreendedores não foram acelerados para o futuro, por conta da pandemia, e sim para o presente.

“Muito do que se fala nesse processo das empresas hoje eram mais pendências do que tendências. Era o dever de casa que todos nós tínhamos que fazer”, reforçou. Para exemplificas, Fred trouxe os temas abordados pela NRF, maior feira de varejo do mundo, dos últimos dez anos. Ele observou que em 2010, o evento já falava do papel das redes sociais nos negócios.

Já em 2020, o evento falava do renascimento da loja física, agregando presença digital com a experiência proporcionada no espaço. “Vivemos ainda um futuro muito incerto, mas a certeza é que o digital não vai fazer com que o físico desapareça. O físico precisa entregar a demanda criada pelo digital”, afirmou.

No contexto atual, Fred reforçou também o papel das startups, que têm foco na solução de problemas, e podem ser grande aliadas no processo de reinvenção dos negócios. “É preciso pensar em transformação digital e transformação presencial. Será preciso repensar sua loja, a arquitetura, o design de interiores. E as startups podem ajudar muito nesse processo”, concluiu.

Semana Sebrae acontece até esta sexta-feira (31)

Gratuita e 100% online, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial vai até esta sexta-feira (31). O evento oferece 4.375 vagas, com 30 capacitações que serão realizadas em plataformas como WhatsApp, Instagram e Zoom. Os cursos, oficinas e seminários são direcionados para donos de micro e pequenos negócios e, nesta edição, vão trazer conteúdos focados em temas como finanças, marketing digital, liderança, além da apresentação de cases de sucesso. Um dos objetivos do evento, este ano, é contribuir com a disseminação de conhecimento para que os empresários possam superar a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Ainda é possível se inscrever em algumas capacitações. Veja disponibilidade de vagas em: www.semanasebrae.com.br.

Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo linkt.me/sebraebahia.

Tags: Comércio, capacitação empresarial