Turismo

Congresso apresenta potencial do turismo religioso na Bahia

Evento conta com o apoio do Sebrae, que também viabilizou, em parceria com Sistema Faeb/Senar, a participação de artesãos para expor e comercializar seus produtos

Evento reúne representantes do Brasil, Argentina, El Salvador, Panamá e México.Salvador sedia, até o próximo sábado, 17 de agosto, o II Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo, que reúne representantes do Brasil, Argentina, El Salvador, Panamá e México para discutir os caminhos para fortalecer o turismo religioso. Paralelo ao evento internacional, que acontece na Universidade Católica de Salvador, campus Pituaçu, estão sendo realizados também o 6º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo e o 2º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.

Parceiro da iniciativa, o Sebrae Bahia vem desenvolvendo ações desde 2017 junto à Pastoral do Turismo, como destacou o superintendente Jorge Khoury na abertura do Congresso. “Entendemos a importância dessa iniciativa e, por isso, vamos estar, cada vez mais, juntos para poder fortalecer o turismo em nossa cidade e em nosso estado”, afirmou.

Khoury destacou ainda a importância da realização do evento, no sentido de desenvolver ainda mais os potenciais do turismo religioso na Bahia e no Brasil, ressaltando também o apoio do Sebrae Nacional ao evento. “O turismo é estratégico para a nossa economia e é por isso que o Sebrae atua junto ao setor, gerador de inclusão social, por meio de emprego e renda”, observou o superintendente.

No evento, o Sebrae Bahia viabilizou, em parceria com o Sistema Faeb/Senar, um estande para exposição e comercialização de artesanato com foco no turismo religioso. Foram contempladas 20 unidades produtivas, que apresentam diversas tipologias.

Uma das artesãs que expõem no local é Petrina Patrocínio. O interesse pelo artesanato feito em cerâmica por ela veio ainda na infância, quando a mãe dela produzia e vendia presépios para as festas de fim de ano. Com o tempo, Petrina foi se profissionalizando, estudou na Escola de Belas Artes, e encontrou seu nicho de mercado na arte sacra.

Segundo a artesã, foi depois receber o apoio do Sebrae, há cerca de dez anos, que ela conseguiu aprimorar os produtos e a gestão do negócio. Ela percebe a participação no Congresso como uma oportunidade importante para divulgar seu trabalho. “Além de ter o foco em turismo religioso, temos pessoas de outros países que vão passar por aqui”, destacou.

Roteiro

Durante a abertura, o coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese de Salvador, padre Manoel Filho, destacou as parcerias firmadas para a realização do evento e também para o fortalecimento do turismo religioso. “Nada na vida ou na igreja acontece se não houver articulação nas bases”, pontuou.

Ainda no que cabe ao Sebrae enquanto parceiro, ao longo desses dois anos, foi desenvolvido roteiro “Caridade e Fé”, que engloba cinco pontos da cidade baixa:  Conceição da Praia, Mosteiro do Salvador, Igreja João Paulo II e Nossa Senhora dos Alagados, Memorial Irmã Dulce e Igreja do Bonfim.

Foram desenvolvidas também as experiências que seriam ofertadas para os turistas em cada ponto, além de ações de capacitação do receptivo e apresentação do roteiro num projeto piloto para agentes e guias de turismo.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, reiterou que, cada vez mais as pessoas, estão em busca de lugares para obterem experiências religiosas. “O desafio está em entender em como acolhê-los e que valores ressaltar nessa experiência sob o olhar do Bom Pastor”, disse.

A abertura contou com a presença ainda do reitor da Universidade Católica de Salvador, padre Maurício Ferreira, do representante da Secretaria Estadual de Turismo, Jorge Ávila, a coordenadora Latino Americana da Pastoral do Turismo, Dênia Manguelis, do bispo auxiliar do Pará, Dom Irineu Roman, do secretário geral da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom  Joel Portella, além de representantes dos países participantes do evento e do trade turístico baiano.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia