Revista Conexão

Com inovação, empresa baiana fatura R$ 2,5 milhões por ano

A CleanNew investiu em Consultoria Empresarial e hoje é a maior franquia de higienização e blindagem de estofados do país, já mirando o mercado externo

Após a ajuda do Sebrae, Fritz Moura conseguiu organizar a empresa para crescerO empreendedor Fritz Moura apostou no baixo investimento e na comodidade para os clientes e pôs em prática um serviço de lavagem automotiva a seco em condomínios residenciais de Salvador. “O start do serviço foi em novembro de 2014. Nosso cliente dormia com o carro sujo e acordava com o automóvel limpo, sem nenhum incômodo”, lembra Fritz, que precisou negociar com as convenções de moradores dos prédios para que os serviços fossem efetuados no período noturno.

O trabalho bem feito logo rendeu um novo nicho de mercado, a partir dos pedidos de clientes interessados também em serviço de higienização de estofados. “Eu percebi o modelo que funcionava para esse público, comecei a investir em equipamentos próprios para o novo trabalho e aprendi a fazer”, detalha. Em uma noite, Fritz realizava 10 lavagens de veículos a R$ 25, enquanto que uma hora gasta na lavagem de um sofá rendia R$ 250.

Surgia a CleanNew a partir de março de 2015, um negócio que funcionava para os clientes, mas ainda amador e gerencialmente desorganizado. “A demanda só aumentava. Foi então que percebi como não entendia nada de administração ou plano de negócio. Busquei o Sebrae para me auxiliar, o que foi bastante proveitoso, e pude trilhar caminhos para o sucesso que a empresa é hoje”, comemora o empresário.

As primeiras abordagens com Fritz permitiram ao analista da Unidade Regional Salvador do Sebrae, Fabrício Barreto, identificar oportunidades de melhorias que a Consultoria Empresarial Sebrae levaria ao negócio. “Vimos que a área de Finanças não tinha processos definidos e que faltava o Planejamento Estratégico para organizar as ideias de Fritz”, lembra. Faltava ao empreendimento elementos decisivos para a permanência no mercado como Fluxo de Caixa, Sistema Gerencial e Conta Bancária Pessoa Jurídica.

Após o acompanhamento de 60 horas, checando a evolução das melhorias implementadas pela solução do Sebrae, Fabrício enfatiza que a história da empresa é um exemplo de empreendedorismo de sucesso. “Mesmo que a sua ideia de negócio não seja inédita, você pode fazer com que ela seja inovadora e o Sebrae pode contribuir muito para isso”, conclui.

Com a criação do novo empreendimento, Fritz pode atender às pessoas interessadas em impermeabilização de estofado. Ele garantiu a parceria com uma indústria química que fornecesse um produto único e capaz de atender em custo e benefício. “Blindagem de estofados foi o nome que adotei para isso, porque usava um material capaz de não alterar a cor e a textura do tecido, nem ser inflamável, e ainda ter um valor acessível”, revela.

“O empresário que quer sucesso precisa buscar a inovação, correr para ser o melhor no seu ramo, que o dinheiro chega como consequência, e, claro, procurar o Sebrae para te conduzir”, indica Fritz. Em apenas um ano e meio, a CleanNew elevou o patamar de faturamento de R$ 15 mil para R$ 2,5 milhões por ano.

Em dezembro, o empresário participou do Seminário Empretec, considerado a solução mais completa do Sebrae, que é a única instituição autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aplica-la no Brasil.

Conquista do mercado de Franchising

O sucesso da empresa de impermeabilização e higienização de estofados despertou em Fritz o interesse de visitar uma feira de franquia. Depois de análises e muito networking com outros empresários de diferentes ramos que já haviam se tornado franqueadores, ele percebeu que era hora de seguir na direção. “Investi tudo que tinha nisso e comecei a vender, dando todo suporte e garantindo que a coisa funcionasse”, explica.

A primeira franquia CleanNew foi em Fortaleza (CE), em março desse ano, depois Aracaju, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, até chegar ao número de 27 franquias instaladas no país, contadas até novembro. “Ainda esse ano vou visitar Orlando, nos EUA, pra conhecer o mercado. Espero que a gente abra a primeira unidade no exterior até março de 2018”, revela Fritz.

Confira aqui a edição completa da Revista Conexão 218.

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