Economia criativa

Rodada de negócios reúne artesãos baianos e compradores nesta quarta-feira (15)

Encontros realizados em formatos presencial e online acontecem na quarta-feira (15) e quinta-feira (16)

Os artesãos baianos terão a oportunidade de participar de mais uma Rodada de Negócios, que acontece na quarta-feira (15) e na quinta-feira (16), em formato híbrido. Os encontros presenciais entre artesãos e compradores acontecem no Centro de Comercialização da Barra e no Wish Hotel da Bahia, em Salvador.

A realização do evento é fruto de uma parceria entre Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, Associação Fábrica Cultural, Sebrae e Sistema Faeb/Senar.

Para a participação nas negociações, os artesãos foram preparados pelo Sebrae, com capacitações e consultorias focadas em gestão empresarial, design, desenvolvimento de coleções e produtos. Por meio de canais online ou de forma presencial, 62 artesãos e grupos selecionados pela equipe de curadoria poderão negociar suas peças diretamente com 30 compradores locais e de outros estados.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforça a parceria de longa data da instituição com o artesanato do estado. “Temos o papel de auxiliar os artesãos para que as peças produzidas em diversas regiões, que carregam traços peculiares de nossas culturas e tradições, possam acessar novos mercados. Sabemos que o valor já está intrínseco ao fazer. O que levamos é a nossa expertise, por meio de consultorias e capacitações, para que o artesanato na Bahia seja uma atividade que gere renda e seja sustentável”.

Coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Tatiana Martins reitera que a instituição conta, desde 2017 com o apoio do Sistema Faeb/Senar e, para esta rodada, entrou na parceria com a Setre, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e a Associação Fábrica Cultural. “Essa convergência de esforços como objetivo permitir que os artesãos do nosso estado possam acessar mercados, com foco em geração de negócios, aquecendo o setor ”.

Tatiana desta que muitos compradores participam de rodadas realizadas pelo Sebrae desde o início das ações. “Justamente por conhecerem a qualidade e o diferencial dos produtos apresentados, eles marcam presença a cada edição e têm muitas expectativas. Os artesãos vão apresentar produtos atraentes e competitivos aos lojistas, que esperam fechar bons negócios durante o evento”, acrescenta.

Já a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, diz que a missão da parceria é fortalecer o artesanato da Bahia. “Nosso povo é conhecido em todo o país pela força da sua cultura e tradição. E a parceria do Sistema FAEB/SENAR com o Sebrae vem exatamente nesse sentido, de capacitar e profissionalizar os artesãos do nosso estado”.

Serviço
O que: Rodada de Negócios
Quando: 15 e 16/09, a partir das 8h30 às 16h30 – diretoria do Sebrae visita o evento dia 15, quarta-feira, 16h, Wish Hotel da Bahia
Onde: Wish Hotel da Bahia, Centro de Comercialização da Barra e em formato online.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800