Bahia Original

Artesanato baiano traz conceitos de sustentabilidade e referências à religiosidade do estado

Loja foi inaugurada na noite desta segunda-feira, 9, no Shopping Barra, e vai expor e comercializar produtos até o dia 31 de outubro

Peças ficarão expostas em loja no Shopping Barra até o dia 31 de outubroA loja Bahia Original, iniciativa do Sebrae em parceria com o Sistema Faeb/Senar, inaugurou na noite desta segunda-feira, a 8ª edição do showroom, que traz o artesanato de referência da Bahia de mais de 60 unidades produtivas, priorizando os oito destinos turísticos e culturais do estado. No local, o público poderá conferir e comprar as peças até o dia 31 de outubro. A loja funciona no piso L2 – Leste do Shopping Barra, em Salvador.

A gestora do projeto Artesanato Bahia Original no Sebrae, Tatiana Martins, explicou que este ano os destaques são produtos feitos com base em conceitos de sustentabilidade e também de referência religiosa. “São produtos artesanais de diversas tipologias, com design e qualidade diferenciados, focando na iconografia da Bahia”, disse, acrescentando que o artesanato também está inserido no roteiro voltado para o turismo religioso que está sendo desenvolvido em Salvador.

Tatiana conta também que, ao longo dos anos, o Sebrae realizou uma série de ações de capacitação, que contribuíram com a qualificação do artesanato baiano também em aspectos ligados à gestão. “Hoje, são os próprios artesãos que fazem toda a gestão da loja”.

Presente à inauguração da loja, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, reiterou a parceria com o Sebrae para a realização de mais uma edição o Bahia Original. “Este é o nosso terceiro ano e entendemos que é uma parceria que deve continuar, diante de sua importância para uma atividade tão significativa para o nosso estado, que é o artesanato”, concluiu.

A artesã Marialba Gomes é uma das que está expondo no local. Ela também está sendo responsável pela gestão comercial no showroom Bahia Original. “Com o apoio do Sebrae, nós obtivemos condições de cuidar de todo o processo, desde a produção diferenciada e adotando conceitos de sustentabilidade, até a precificação e venda ao cliente final”.

Marialba produz peças em madeira, tricô e crochê. A habilidade com os dois últimos, ela herdou da família, observando a avó produzir peças quando criança. A artesã participa do showroom desde 2016 e ressaltou os resultados positivos. “O showroom é sempre uma vitrine importante para o artesanato baiano. Atrai não apenas os moradores de Salvador, mas também os turistas, que podem levar peças de referência da Bahia para os seus lares”.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia